O compositor e musicólogo espanhol David López Sáez recuperou e digitalizou mais de 640 músicas tradicionais do acervo cultural da província da Lunda-Norte, em um projecto sobre a valorização do património musical nacional.
Segundo o que é revelado pelo Novo Jornal, o espanhol ainda criou escolas de música e de instrumentos do folclore local, trabalho esse que pode ser visto, até 19 de Março, no Centro Cultural Camões, em Luanda.
Com a denominação de “Thambwé: Recuperação, Valorização e Divulgação do Património Musical Cokwe”, a digitalização do Fundo Fonográfico do Museu Regional do Dundo foi um dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na região da Lunda-Norte, que ressaltou a importância da pesquisa para a cultura angolana.
“Os objectivos do projecto são a recuperação, a transmissão e divulgação do património musical cokwe. Temos aqui uma exposição que explica tudo. Entre os resultados que alcançamis, temos a destacar a digitalização do Fundo Fonográfico do Museu Regional do Dundo”, disse Sáez.
David López Sáez destacou que foi impulsionado a abraçar o projecto tecnológico pelo director da Orquestra Angolana Kapossoca, onde é colaborador, e está feliz pelos resultados do projecto, apesar das dificuldades de transporte para as aldeias.