Durante o inicio desta quarta-feira, o espaço aéreo na Suíça esteve encerrado devido a uma falha informática, que afectou o sistema de controlo aéreo no pais. Esta falha terá deixado milhares de passageiros nos aeroportos da cidade de Zurich e Genebra, sem os voos que estavam previstos.
De acordo com a Skyguide, empresa responsável pelo controlo de tráfego aéreo no pais, as causas iniciais da falha não foram reveladas, mas várias fontes têm vindo a apontar as possíveis causas para o mesmo, que vão desde uma falha de software usado pela entidade, até problemas mais graves, como o caso de um ataque informático.
The technical malfunction at Skyguide has been resolved. The airspace closure was lifted at 8.30 am. Swiss airspace is now open again and air traffic over Switzerland and operations at the national airports of Geneva and Zurich are resuming.
— Skyguide (@skyguide) June 15, 2022
Face aos rumores que surgiram nas horas seguintes, a Skyguide foi obrigada a emitir um comunicado pelo Twitter, deixando claro que o problema terá ocorrido devido a uma falha num componente informático, associado a um sistema critico para o funcionamento da plataforma.
Skyguide regrets this incident and its consequences for its customers and partners, as well as for the passengers at the two national airports. We are doing everything in our power to handle the flights efficiently and to keep delays to a minimum.
— Skyguide (@skyguide) June 15, 2022
Por volta das 8H12, a entidade confirmava que a falha tinha sido corrigida e que o espaço aéreo encontrava-se novamente aberto.
MAIS: Tecnologia 5G e a segurança nos aeroportos
No entanto, esta falha terá obrigado vários voos agendados para o pais a terem de realizar a alteração das suas rotas para países vizinhos, deixando vários passageiros com alterações de trajetos. Os dados mais recentes apontam que cerca de 2000 pessoas terão sido afetadas por esta falha.
“A Skyguide lamenta este incidente e as consequências para os clientes e parceiros, assim como para todos (os transtornos) que provocou aos passageiros que se encontravam nos dois aeroportos nacionais”, indica um comunicado da Skyguide.