Menos Fios

Errata: Hélder Silva não está a concorrer ao Nobel da Física

Recentemente foi partilhado por nós, a informação de que o “Inventor angolano Hélder Silva concorre ao Prémio Nobel de Física“, com a sua investigação onde aborda a descoberta há dois anos, que um campo magnético tem uma só polaridade ao invés dos polos norte e sul. Segundo o inventor, fez a descoberta através de uma injeção de um campo magnético residual e com a ajuda desse campo anula o outro polo.

Com o intuito de corrigir esse erro, onde não corresponde a verdade de que o mesmo está a concorrer, O inventor angolano, Hélder Silva, explicou, esta segunda-feira ao Jornal de Angola, que “não está a concorrer diretamente ao Prémio Nobel da Física”, mas a sua pesquisa dá-lhe a hipótese de “ser nomeado para o referido concurso”.

O que é necessário para o mesmo concorrer ao Prémio Nobel da Física?

A concorrência ao prémio depende da publicação e da divulgação do trabalho, uma vez que há outros candidatos em busca de serem notados pela organização. Hélder Silva afirmou que para ser nomeado para o Nobel e se possível garantir a vitória final é necessário publicar o máximo possível em universidades e países credíveis. Por regra, o Nobel avalia investigações e em função daquilo que achar proeminente em relação à novidade e à circunstância é primeiro nomeado o candidato e depois é que se vê o vencedor.

A Equipa da Menos Fios deseja todo o sucesso ao nosso compatriota, e espera que esse trabalho possa ser notado, ao ponto de ser então indicado a concorrer ao Prémio Nobel da Física.

Exit mobile version