Hoje as operadoras de telefonia e comunicação nos oferecem várias opções de se conectar a internet, seja por um router com cabos UTP até ao pequeno modem 3G/4G wireless. A maioria das pessoas escolhe os dispositivos de acesso a internet usando um critério muito básico: a aparência. Aqueles que possuem um pouco mais de conhecimento em informática escolhem os dispositivos pela quantidade de mbps, normalmente 3.2mbps, 7.2mbps e 21 Mbps.
Parece uma boa oferta, poder fazer download de arquivos com uma conexão de 21Mbps.
ENTENDA AGORA
Até agora não há nada de maldoso nas ofertas das operadoras, mas o que elas não dizem de forma clara é que mbps (ou Mbps caso usem a primeira letra maiúscula) é diferente de MBps.
As unidades de medição dos dados mais usadas em informática são: bit ,byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e finalmente o terabyte, existem outros claro, eles normalmente são expressadas usando as suas abreviaturas como: kB, MB. Repare que a segunda letra é sempre maiúscula, isso porque estamos a tratar de bytes e não de bits. Essas unidades são muito usadas em armazenamento de dados, é só verificarem o vosso “disco-duro”, Pendrive, CD…
A representação abreviada do byte deve ser sempre maiúscula, caso não, é considerada bit a menor unidade.
A VELOCIDADE
Como estamos a falar da velocidade de comunicação de um dispositivo no caso os modens vale lembrar que as unidades passam a levar o ps no fim, que significa por segundo. Então isto quer dizer que a velocidade de transferência de dados nos modens é medida em megabits por segundo que é muito diferente de megabyte por segundo.
Sendo medida em mega em megabits por segundo, nenhum dos modems acima ou outro com a capacidade de 100 Mbps (megabits) será capaz de transferir um arquivo com a velocidade de 100 MBps (megabyte).
Isto porque 1 megabit equivale a 1000 kilobit, diferente de 1 megabyte que equivale a 1024 kilobyte, são unidades diferentes com equivalências diferentes como era de se esperar. No caso acima o máximo de megabytes que esses modens irão atingir é 12.5 MB, parece triste mas já é o suficiente. Vocês podem usar um conversão online pra saberem quanto o seu modem irá atingir.
Já não ha razões pra reclamar que o seu modem não transfere arquivos de 7MB em um segundo, porque na verdade os modens de 7Mbps não passam de uns míseros 875KBps ou seja 0.875MBps.
O QUE AS OPERADORAS DEVEM FAZER
Certamente as operadoras que fornecem acesso a internet e que comercializam estes equipamentos deveria procurar esclarecer o utilizador sobre estas diferenças para evitar constrangimentos que tem havido sempre e elas também não deveriam cometer o erro de abreviar megabits em maiúsculas porque deste modo passa a significar megabyte, como é o caso na figura abaixo.
Erros como esses devem ser corrigidos. Mas nem tudo está mau, uma delas se preocupou em mostrar o que Mbps significa, poderia ser mais explicativo mas já é alguma coisa.
Preste muita atenção em cada detalhe informativo dos produtos comercializados pelas operadoras de telefonia em Angola caso quiser ser um cliente feliz.