O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Operadora de Telecomunicações Huawei Angola assinaram ontem, em Luanda, um Memorando de Entendimento de bolsas de estudo, denominado “Angola National ICT Star”, destinado aos estudantes e professores universitários, para a formação de talentos em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
MAIS: Huawei Angola e a Unitel apresentaram o programa Sementes para o Futuro 2021
Segundo a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Teixeira Bragança, o Memorando, agora, assinado, demonstra a vontade da Huawei de contribuir na formação da juventude na capacitação em tecnologias de informação e comunicação, que são fundamentais na criação de auto-emprego para os jovens angolanos.
O director-geral da Huawei Angola, Chu Xiaoxin, destacou que o grau de desenvolvimento da economia digital depende do progresso das infra-estruturas nacionais de tecnologias de informação e comunicação. Reconheceu que o país está atrasado em termos de conectividade de banda larga e da cobertura de rede, pois o desenvolvimento da economia digital não pode ser alcançado sem o apoio de talentos em TIC.
A Huawei tem sido um parceiro estratégico de Angola, que melhora a vida das pessoas por meio da tecnologia, com as acções empreendidas pela companhia em Angola como a criação de mais de 800 oportunidades de emprego e a habilitação de mais de mil talentos em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos 20 anos.