Enquanto a Apple revelava a sua mais nova linha de iPads e novos iMacs chamativos na terça-feira, um dos seus principais fornecedores estava a sofrer um ataque de ransomware de uma operadora russa que alega ter roubado projectos dos productos mais recentes da empresa norte-americana.
O grupo de ransomware REvil, também conhecido como Sodinokibi, publicou um blog no seu site na terça-feira no qual afirma ter se infiltrado na rede de computadores da Quanta Computer Inc. A empresa com sede em Taiwan é um fornecedor importante da Apple, principalmente de manufactura de Macbooks. Da mesma forma, produz bens para empresas como HP Inc. , Facebook Inc. e Alphabet Inc. Google.
Ransomware é um tipo de código malicioso que normalmente criptografa os dados da vítima ou a rede de computadores. Os hackers então exigem um resgate para descriptografar as informações ou uma promessa dos hackers de não vender os documentos secretos. A REvil é o mesmo grupo que executou um ataque de ransomware em 2020 contra um escritório de advocacia que eles alegaram que representou algumas das empresas de televisão de Donald Trump.
A Quanta reconheceu ter sido alvo de um ataque, mas não explicou detalhes sobre o ocorrido ou divulgou informações sobre os dados roubados.“A equipa de segurança de informação da Quanta Computer trabalhou com especialistas externos de TI em resposta a ataques informáticos num pequeno número de servidores Quanta”, afirmou a empresa numa nota enviada à Bloomberg.