É inevitável, os meios de transporte não tripulados vão acabar por ganhar o seu espaço. Seja com os carros autônomos ou drones para transporte de pessoas ou mercadorias.
A empresa Ehang, tinha feito uma demonstração durante a CES 2016 dos seus drones autônomos, usando o slogan “O futuro do transporte individual”. Esse drone autônomo conseguiria transportar pessoas a uma velocidade de 130 km/h.
Para quem pensou que a empresa tivesse desistido, ela volta 2 anos depois,com resultados mais concretos. No vídeo divulgado pela empresa, é possível ver o Drone Ehang 184 – de um e de dois lugares – voando sobre área rural da China e em condições atmosféricas desafiadoras.
Os números divulgados pela empresa
- 184 pessoas já utilizaram o veículo
- 40 passageiros foram filmados desfrutando as manobras áreas
O Ehang 184 é, segundo a empresa, capaz de transportar uma única pessoa em até 130 km/h e sob condições de tempestade.
Como o Drone reconhece o trájecto?
A rota é pré-programada, Um ecrã touchscreen, que executa o Google Maps, é usada para determinar o destino do passageiro que viajará sem piloto. A Ehang planeia criar centros de comandos espalhados pelo mundo para tornar a navegação mais segura.
Lançamento
A Ehang ainda não revelou será feito o lançamento comercial o seu drone. Segundo as projecções, o preço deverá rondar entre US$ 200 mil e US$ 300 mil quando chegar, eventualmente, ao mercado.
Veja o Drone em acção:
De lembrar que em Dubai os testes estão igualmente em curso, numa parceria entre a Ehang e as autoridades locais.