O Jovem Empreendedor angolano, Óscar Jaime António, co-fundador da Micro-empresa “Eagle InoSistem Lda” dedicada ao desenvolvimento de softwares e aplicativos para empresas privadas, foi eleito Embaixador do Next Einstein Forum (NEF) para Angola e convidado a participar no maior Fórum Africano sobre Ciência e Tecnologia denominado Global Gathering 2018 que aconteceu desde o passado dia 26 à 28 de Março de 2018, em Kigali, capital da República de Ruanda, com o apoio organizacional do Governo de Ruanda.
Este Fórum organizado bienalmente, teve lugar este ano no Centro de Convenções de Kigali, e congregou em 3 dias, 91 Países, 1600 Participantes, mais de 76 organizações de todos continentes e representantes de vários países de África.
Dentre estes participantes destacam-se os chefes de Estado, a Sua Excelência Paul Kagame, presidente do país anfiteatro do Fórum e a Sua Excelência Macky Sall, Presidente da República de Senegal, Jornalistas de vários canais de comunicação, líderes empresariais, cientistas de vários países africanos com sessões especiais para apresentação de suas pesquisas e resultados ou produtos derivados destas, líderes da Sociedade Civil, Formuladores de Políticas, Ministros de vários países africanos e Secretários de Estados. Veja a lista completa de oradores.
Dentre os vários temas abordados destacam-se os seguintes:
- Acelerando o processo de Laboratório para os mercados em África.
- Oportunidades para as tecnologias de Blockchain na resolução dos desafios de África.
- Fazendo a ponte entre as mulheres e ciência / tecnologias.
- Impulsionando a inovação através da economia digital de África.
- Estabelecendo as bases para as economias lideradas pelo conhecimento: Política e prática.
- Aprendendo para liderar: Quais capacidades os cientistas de amanhã precisam?
- África: A nova fronteira para Fintech.
- Aproveitando a Inteligência Artificial para Melhorar os Resultados de Saúde.
- Em direção à independência da Energia da África.
- Alimentando o mundo, preservando o mundo.
- Mudando a maneira como aprendemos: Construindo a cultura científica no início.
- Mudando o mapa global da ciência.
- Sistemas e Cidades Inteligentes em África: Desafios e Oportunidades.
- O futuro da saúde: Prevenindo e diagnosticando doenças.
Mais fotos do evento:
Quais são os próximos passos?
Após um processo rigoroso de selecção e aprovação, foram escolhidos 53 jovens embaixadores oriundos de vários países de África, e sendo Óscar Jaime António eleito embaixador do NEF para Angola, este é responsável por organizar vários programas, iniciativas em seu país dentro dum programa denominado A Semana de Ciência da África do NEF (NEF AFRICA SCIENCE WEEK).
A Semana de Ciência da África será a celebração anual de ciência e tecnologia de uma semana com milhares de indivíduos, de estudantes à cientistas e tecnólogos, envolvendo-se activamente em eventos científicos coordenados em todo o continente.
Liderado pelos Embaixadores do NEF, este programa foi concebido para muitas faixas etárias e oferece uma oportunidade para os cidadãos engajarem a ciência no seu quotidiano. O programa é projetado para incutir uma curiosidade de aprendizado e interesse em atividades CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) entre o público e permite que jovens africanos, especialmente mulheres e meninas, se tornem excelentes cientistas e tecnólogos.
O Embaixador Óscar Jaime António deverá trabalhar com parceiros locais, tanto no setor acadêmico quanto no privado, para torná-lo um sucesso, sendo que o NEF espera estender a A Semana de Ciência da África para pelo menos 30 países de África em 2018 e todos os 54 até 2020.
“Esperamos que construindo parcerias fortes com organizações científicas existentes e reunindo recursos, podemos criar um programa verdadeiramente significativo e sustentável que encoraje a entrada e retenção nos campos CTEM “.