Segundo o relatório anual da Empresa Interbancária de Serviços, S.A. (EMIS), registou-se durante o ano económico de 2017 mais de 270 milhões de transacções comerciais na rede Multicaixa em todo o território nacional.
De acordo com o relatório da empresa respeitante ao último exercício, mais de 4 milhões de angolanos usaram o Multicaixa durante o mês de Dezembro do ano transacto, o que se traduziu num aumento das transacções na ordem dos 17% comparativamente ao ano de 2016.
Segundo dados contidos no último relatório da Marktest Angola (empresa especializada em estudos de mercado para o sector financeiro), 86% dos clientes bancários utilizam o cartão multicaixa, estando este directamente associado ao aumento da taxa de bancarização em Angola de acordo com o BNA a taxa de bancarização de Angola duplicou nos últimos dois anos situando-se em 2016 nos 63%, quando em 2014 era de 30%.
Se considerarmos apenas os cidadãos com mais de 20 anos o nível de bancarização aumenta substancialmente, na ordem dos 72,4%, em parte devido à diversidade de serviços hoje disponibilizados nos ATM e TPA. Segurança, simplicidade, eficiência e rapidez nas transacções são apontadas como estando na base do aumento considerável do número de pagamentos através dos Multicaixa.