Menos Fios

EMIS promete ampliar acesso aos pagamentos eletrônicos para 35 milhões de angolanos

A Empresa Interbancária de Serviço (EMIS) vai continuar a apostar na emancipação das formas de pagamento electrónico em Angola, tendo o objectivo que mais de 35 milhões de pessoas no território nacional tenham acesso aos sistemas.

Segundo o Presidente da Instituição, Duano Silva, que falava durante o evento TechInsight, o foco será dobrar as acções de sensibilização no seio da população, fazendo com que o cidadão possa fazer poupanças, solicitar crédito, aderir aos serviços de saúde e património através dos seguros.

O responsável frisou que actualmente as formas de pagamento já podem ser feitas por cartão, através de conta bancária ou pela funcionalidade KWIK.

Duano Silva sublinhou que Angola tem dado passos importantes rumo à emancipação das formas de pagamento, promovendo assim a inclusão financeira e a modernização do sistema financeiro.

MAIS: EMIS defende mobile money como chave para inclusão financeira em Angola

Em sua abordagem, destacou o Banco Nacional de Angola (BNA) que tem liderado a modernização do Sistema de Pagamentos em Angola com o aumento dos terminais de pagamentos electrónicos, auemntando e facilitando as transações digitais.

O Director destacou que a interoperabilidade entre bancos, por meio do sistema Multicaixa melhora a eficiência das transacções, enquanto as novas regulamentações apoiam a inovação financeira.

Além disso, o governo e o sector privado têm colaborado para promover o uso de pagamentos digitais, com campanhas de educação financeira que incentivam a confiança nessas soluções.

O programa de inclusão finaceira, junatmente com a digitalização de pagamentos de serviços públicos, como água e electricidade, estão contribuindo para a integração financeira no país“, finalizou.

Exit mobile version