A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) vai lançar brevemente o projecto “TPA Nova Geração“, uma evolução tecnológica que permitirá ao comerciante usar o TPA no telemóvel , receber e registar pagamentos via “QR code” ou inserção do número de telemóvel.
Segundo o administrador Executivo da EMIS, Duano Silva, que falava na 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), essa inovação vai permitir que o “TPA Express” substitua o “TPA físico” no momento de adquirir um bem em lojas físicas ou em vendedores ambulantes, por exemplo, e no final do dia o comerciante terá o registo de todas as operações e a discriminação dos produtos vendidos no telemóvel.
Para adesão ao serviço, o comerciante precisará simplesmente aderir ao serviço junto do seu banco, e tanto o comerciante quanto cliente devem baixar o aplicativo.
MAIS: EMIS lança site oficial para ofecer maior segurança a sociedade civil nacional
Para Duano Silva, o serviço TPA Express é um dispositivo que está em linha com o projecto de inclusão financeira dos comerciantes, e aponta como vantagens o facto do comerciante não ter custos adicionais e despesas “que teria” com um TPA convencional.
Num segundo passo, tem de haver a possibilidade deste mesmo telefone poder se emparelhar com um dispositivo de leitura do cartão, através de um “QR code”.