Já são conhecidas as 15 startups finalistas do da 3° edição do concurso da Total Energies Desafio Startupper do ano, desafio que tem como objectivo apoiar jovens empreendedores africanos entre os 18 e 35 anos de idade, bem como empresas com até 03 anos, com ideias inovadoras e com impacto positivo nas suas comunidades e no planeta.
Entre os finalistas destacam-se startups de várias categorias, como agro-alimentar, plataformas para ajudar mulher grávidas, fintechs e de ajuda sustentável. Confira abaixo a lista completa, onde os pitchs dos projectos selecionados ocorrerá de 28 de Março a 15 de Abril de 2022, e onde o vencedor dessa 3° edição será conhecido no dia 18 de Abril do referido ano.
MAIS: Total Energies disponibiliza internet grátis nos seus postos de abastecimento de combustível
Eis a lista:
Produção de Adubo Ôrganico (Augusto Campos): Produção de adubo orgânico através do processo de compostagem de lixo orgânico.
Rerrefino de Óleo Lubrificantes (Luizinho Moisés pedro Paulo): Este projeto visa implementar no mercado um produto que tenha proveniência de um produto reciclado, e consequentemente mitigar os impactos ambientais de forma sustentável e comercialmente viável.
Tele-Saúde Educativo (Eunice Cassoma Vunge): Tele-Saúde Educativo é uma plataforma de teleorientação para as mulheres grávidas em Angola. A nossa plataforma é uma plataforma de enfermeiras para ajudar a prevenir em vez de intervenir.
Easy Casas (Irondina Narciso): Casas e Vilas ecológicas. Casas mais acessíveis do mercado. Nosso segredo está nos nossos métodos alternativos de construção com a utilização de matérias amigos do ambiente.
Iluminação Energias Renováveis (Liseth Bocolo): A energia desempenha um papel essencial no desenvolvimento económico e social de Angola, e consequentemente, na elevação dos padrões de qualidade e adopta segurança da população.
POLY-MACHINE (Othienno Esperança): Poly-Machine é uma startup que combina tecnologia e inovação para produção e comercialização de máquinas de baixo custo e de fácil operação e manutenção de suporte a reciclagem de resíduos sólidos.
Quintal orgânico (Hélio Encoge): A empresa Quintal Orgânico foi fundada em 2019, alimentando frangos com restos de comida, com o objetivo de atender à demanda de descarte de resíduos com segurança.
I Code Africa – Multi Talentos (Sofonie Dala): Implementation of online-blended learning platform (web-based app) for out of school women and girls including disabled children. With the use of IBM Cloud technologies.
Lixo Express (Lixo Express L.e): A lixo-express surgiu com o propósito de recolher o lixo porta a porta e depositar em lugares certos.
Kuzunga (Manasia Futa): Kizunga é um projecto que contribui para a promoção da educação e inclusão financeira das mulheres zungueiras com idade entre os 20 aos 40 anos. A APP ZungaSmart conecta cliente e vendedoras angolanas.
Mdrilling (Myson Tito): Mdrilling é um projecto destinado a construção de plataformas ou equipamentos usados na indústria petrolífera, durante o processo de exploração e produção de petróleo e gás, usando material reciclado.
DÁ UMA PILHA (Juelma Forquilha): Com o modelo de crowdfunding ajudaremos as mulheres desempregadas com um espírito empreendedor a se posicionarem no mercado de trabalho.
ECO-TELHAS (Nuno Cruz): O projecto Eco-Telhas tem como finalidade produzir telhas através de reaproveitamento de resíduos (TETRA PACK) com objectivo de fornecer ao mercado angolano um produto de qualidade e sustentável.
Biscateiro (Clodimiro Mendes): Biscateiro é uma aplicativo que permite ganhar dinheiro por realizar trabalhos ocasionais (biscates), com base no que sabes fazer ou encontrar pessoas qualificadas para realizar trabalhos específicos.
S.M.C DE GÁSES (Aoc Project): Este projecto tem como finalidade medir, bloquear e notificar o usuário a existência de vazamento de gás num reservatório ou em tubulações evitando assim danos graves.
Para essa edição de 2022, serão atribuídos 3 prémios:
- Prêmio para o melhor projecto de criação de negócios;
- Prêmio para a melhor start-up com menos de 3 anos;
- Prêmio de Melhor Empreendedora.
Segundo o comunicado oficial dos organizadores do concurso, para o prémio A Melhor Empreendedora candidatar-se-á a uma das duas categorias acimas. Ela pode receber um máximo de 2 prémios: da sua categoria e o prémio para a Melhor Empreendedora, e onde este último prémio é definido de acordo com a sua personalidade e formação.