Efectivos da Policia Nacional devem dominar soluções de cibersegurança, defende especialista

335

Os efectivos da Polícia Nacional devem dominar soluções de segurança para protecção dos dados e sistemas de rede das informações maliciosas, ataques de hackers e virus, defendeu o formador e inspector Bernardo Viegas.

O especialista que falava durante uma palestra sobre cibersegurança sob o lema “Angola já faz parte do ranking mundial de países com ataques cibernéticos”, frisou que “diante desta realidade, todos os efectivos da Polícia Nacional devem dominar soluções de segurança como Firewall, Antivírus, Autenticação de multifactor, este sistema de controlo serve para protecção dos dados e sistemas de rede, das informações maliciosas, ataques de hacker e vírus“.

O formador alertou, igualmente, para o facto de que os sistemas não são 100% seguros e os malfeitores estão sempre a procura de oportunidade para roubar ou chantagear as vítimas a pagar o resgate em criptomoeda.
“Por essa razão, os efectivos devem estar capacitados em matéria de cibersegurança”, acrescentou.
O Inspector aconselhou, ainda, os participantes a não terem um único PIN para todas as contas, a que os telefones tenham um sistema de bloqueio de padrão e a que alterem periodicamente os mesmos.
De informar que a sessão da palestra foi ministrada aos núcleos da Rede Mulher Polícia (REMPA) em matérias relacionadas aos “Princípios Fundamentais sobre Segurança de Informação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui