Edward Snowden um dos especialistas que muito se tem falado pelo mundo, principalmente quando o assunto é segurança de informação, já que ele foi o responsável pela vazamento de informações confidenciais do sistema de de vigilância global, que causou um pânico entre várias nações e os Estados Unidos de América.
De acordo com o Snowden que encontra a viver em asilo na Rússia, o ex-analista da NSA pede para que as pessoas não usem o novo aplicativo da Google Allo, já que defende que é mais uma das ferramentas que foi lançada para contribuir na vigilância e cada vez mais obter os dados dos usuários, em 2013 o especialista já havia citado nomes de empresas tais como a Microsoft, o Facebook e a própria Google como sendo responsáveis pela vigilância dos dados.
A Google disse que o seu novo aplicativo de troca de mensagem, vai utilizar a criptografia end-to-end (o mesmo que o WhatsApp implementou ), onde a mensagem só será descriptografada quando chegar ao destino e isso impede que haja invasão de privacidade por parte de terceiros durante o envio dos dados, a Google ainda foi mais distante em afirmar que não vai armazenar os dados em sua plataforma, algo que vai impedir os órgãos legais a terem os registros quando houver alguma necessidade.
Tudo isso são coisas que o Edwar lrld Snowden diz não acreditar e que defende mesmo o não uso dessas redes sociais, o apelo feito pelo analista aconteceu no seu Twitter. Ultimamente as notícias sobre a privacidade, segurança e invasões tem preocupado bastante os analistas, os usuários e até mesmo os líderes mundiais, muitas informações pessoais, informações confidencias de empresas, negócios e até mesmo familiares estão a ser guardadas em muitas ferramentas de novas tecnologia existente hoje.
Free for download today: Google Mail, Google Maps, and Google Surveillance. That's #Allo. Don't use Allo. https://t.co/EdPRC0G7Py
— Edward Snowden (@Snowden) September 21, 2016
A Google ainda não reagiu sobre as declarações do Edward Snowden, mas de acordo as últimas noticias é que a empresa recuou das suas afirmações no que diz respeito a criptografia e o armazenamento dos dados em sua plataforma, como mencionamos mais à cima, segundo a Google é que terá o acesso aos dados de usuários, isto é, os conteúdos de mensagens partilhadas no aplicativo Allo.
O certo é que devemos ser sempre cautelosos quando o assunto é partilha de informações confidenciais, quase toda a informação, que circula dentro de angola é roteada para fora do país, e estamos a falar também de informação que devia ser confidencial.