Menos Fios

É preciso proatividade na proteção de dados das empresas

Neste ano, acompanhamos diversos ataques cibernéticos nas instituições públicas e privadas no mundo, e o alerta de perigo intensificou-se. No primeiro semestre de 2022 foram publicados 12.380 novos CVEs (Common Vulnerabilities and Exposures), um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado.

As soluções de TI que estão a ganhar cada vez mais adeptos como computação em nuvem, Inteligência Artificial, entre outras, trazem facilidades para os negócios, mas também podem duplicar o trabalho de proteção e criar lacunas não intencionais nas ferramentas de segurança. E para proteger essas tecnologias, uma empresa de grande porte chega a utilizar mais de 130 soluções de segurança cibernética, cada uma com análises próprias.

Pensar no risco em si, e proteger as suas informações e dos seus clientes baseado em outros casos de empresas do mesmo sector ou não, é um importante passo para conseguir driblar um possível ataque. Mas já parou para pensar no ganho que você teria, caso pudesse prever onde (e talvez como) uma ação criminosa pode causar danos?

MAIS: Grupo hacker francês roubou USD 11 milhões em África

Com o aumento do risco cibernético, é de suma importância que as empresas e governos assumam táticas proativas. Para isso é preciso adotar plataformas que monitorem continuamente ambientes tecnológicos e unifiquem a avaliação de vulnerabilidade de toda a superfície de ataque.

Outro ponto importante é poder contar com análises em tempo real de dados técnicos, com linguagem clara para que as lideranças, sejam elas da área de TI ou não, possam entender e entrar em ação rapidamente. Em outras palavras, ser proativo é poder antecipar e bloquear preventivamente as ameaças que possam causar danos.

O enorme leque de tipos de ameaças cibernéticas traz um desafio para as organizações hoje de eliminarem o ruído da visibilidade da superfície de ataque e obter uma visão integral da sua exposição. Dessa forma será possível tomar decisões embasadas, reduzir riscos e evitar ataques antes que eles aconteçam.

Exit mobile version