O Ruanda lançou o primeiro sistema de entrega de sangue por Drones, que será usado para fornecer sangue aos pacientes em áreas remotas do país. Os Drones que foram criados pela Zipline, vai começar a entrega de sangue em 21 instalações de transfusão na parte ocidental de Ruanda, onde as estradas pobres e infraestrutura de saúde, muitas vezes dificultam a chegada aos pacientes em necessidade.
Estes Drones podem voar até 150 Km (ida e volta), e levam até 1,5 quilos de sangue. Os hospitais podem encomendar o sangue através de uma mensagem de texto e terão o sangue num recipiente que terá um pára-quedas no local, num período de 15 minutos em média, eliminando a necessidade de refrigeração a bordo ou isolamento.
A Zipline iniciou suas primeiras entregas de sangue esta semana, e planeia expandir para o Ruanda oriental no início do próximo ano. Vale ainda salientar que a empresa está estudar as probabilidades do sistema ser usado para fornecer vacinas e outros medicamentos.
Esse de certeza é um sistema que o Ministério da Saúde de Angola poderia adoptar para fazer chegar o sangue ou medicamentos em nas zonas criticas de acesso no território nacional , de certeza que iríamos salvar mais vidas.
Veja como funciona o sistema no Ruanda: