Menos Fios

Dona do Facebook pretende lançar modelo IA para escrever códigos de computador

De acordo com as recentes informações avançadas pela agência Reuters, a Meta Platforms disse nesta quinta-feira (24) que irá lançar um modelo de Inteligência Artificial projetado para dar suporte à escrita de código de computador, o que alarga o seu potencial.

A empresa adianta que esse modelo vai ter como nome Code Llama e estará disponível gratuitamente. Segundo o que a Meta partilhou no seu blog oficial, o sistema pode escrever código com base em prompts de texto humano e também pode ser usado para conclusão e depuração de código.

Esta não é a primeira aposta da Meta no campo da Inteligência Artificial e a empresa já tem apresentado e lançado vários modelos IA, grande parte gratuitos. Um deles é um modelo de linguagem opensource designado Llama.

Por sua vez, a empresa explica que este novo sistema agora revelado é construído com base no recente modelo de linguagem Llama 2 da Meta e vai ficar disponível em diferentes configurações. Este será mais um passo para a dona da rede social Facebook se preparar para competir com a popular ferramenta de escrita de código GitHub Copilot da Microsoft.

O modelo IA Code Llama vai suportar linguagens de codificação populares como Python, Java e C++. Mas a empresa de Zuckerberg alerta que o sistema não é recomendado para tarefas gerais de texto.

O aparecimento e crescente popularidade do ChatGPT da OpenAI acabou por ser um forte impulsionador deste segmento, fazendo com que várias empresas olhassem para a Inteligência Artificial com mais atenção e apostassem nesta tecnologia avançada.

Exit mobile version