No princípio do ano 2019, a DNVT anunciou para breve novo modelo de matrículas que poderão ser implementadas brevemente e vão poder ajudar as autoridades policiais na prevenção e o combate ao crime.
Segundo Rui Bram (Superintendente – Chefe), o sistema tecnológico adoptado para a implementação da nova chapa de matrículas dos veículos adequa-se às soluções tecnológicas da actualidade, seja do ponto de vista de segurança, de gestão do veículo, desde a sua importação, até ao usuário. “Essa chapa de matrícula vai permitir, no âmbito do combate ao crime, identificar o seu legítimo proprietário, através de dados biométricos inseridos no chip e poderá ser emitida de forma simplificada”.
O oficial superior fez saber também, que este serviço vai funcionar de forma desconcentrada, em todas as províncias onde forem estendidos os sistemas informáticos da DNVT, permitindo com que cada província possa emitir a sua chapa de matrícula com designação própria e específica, o que de momento, só ocorre em 7 províncias, admitindo, assim, uma maior gestão, controlo e monitorização das viaturas, desde a importação até ao proprietário.
A referida informação, foi avançada ontem, 8/10/2019, durante uma reunião de avaliação técnica para implementação das referidas matrículas, presidida pelo Ministro do interior, Eugénio César Laborinho.