A saúde e a tecnologia têm andado de mãos dadas há muito tempo e dessa vez a novidade vem da Suiça, onde cientistas desenvolveram o menor implante médico com vários sensores. Trata-se de um chip de 14 milímetros de comprimento que pode testar moléculas no sangue de um organismo vivo e transmitir os resultados sem fios a um aplicativo para smartphone ou tablet.
O dispositivo baptizado de “IronIC System“, pode detectar ataques cardíacos com horas de antecedência.
Os especialistas explicaram a ciência por detrás desta tecnologia: “Há uma molécula chamada troponina que é libertada pelo músculo cardíaco três a quatro horas antes do ataque cardíaco, uma vez que o músculo cardíaco começa a funcionar mal“.
O dispositivo é colocado no corpo com um adesivo que adere sobre a pele de um paciente, depois de fazer as análises, o dispositivo envia a informação ao aplicativo do smartphone ou tablet.
A má notícia é que este dispositivo ainda poderá levar 4 anos até estar disponível no mercado. Por enquanto os testes têm funcionado na perfeição, segundo os seus criadores. A esperança é que, com esse dispositivo, poderemos evitar muitos ataques cardíacos e salvar vidas.
[Fonte]: The Verge