Menos Fios

Digital.ao apresenta oito novos softwares inovadores

Oito novos softwares foram desenvolvidos na Fábrica de Software e Automação Tecnológica (FSAT), afeta a incubadora tecnológica Digital.ao, com destaque para o Sistema Integrado para Trabalhos Académicos (Sita), de Controle e Segurança Automóvel, de Parqueamento, de Levantamento no ATM por Impressão Digital, de Controlo de Consumo de Água, o de Mapeamento nas Centralidades e o do Autocarro Inteligente.

O ato de apresentação das inovações tecnológicas foi presidido pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, onde informou que o governo angolano tem a responsabilidade de criar oportunidades para que os cidadãos tenham acesso aos programas de formação e capacitação, preparando-os para o exercício de funções no mercado de trabalho.

Em Angola, prosseguiu, este é um projeto pioneiro que tem como pilares, a formação, a empregabilidade e a produção/fabricação, com a finalidade de solucionar os problemas sociais, gerar novos empregos e renda, de uma forma sustentável, social, ambiental e economicamente viável.

Teresa Rodrigues Dias explicou que, neste espírito, o MAPTSS, por via do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), desenvolveu a implementação da Incubadora Tecnológica.

No domínio destas incubadoras, podemos aferir que muitas iniciativas das startups tecnológicas carecem de recursos económicos e financeiros, para imergir no mercado de trabalho, daí as vantagens da aproximação entre as startups e as Indústrias, que vão crescendo na nossa economia“, disse.

MAIS: Mediatecas e Digital.ao permitem o aumento da literacia digital

Teresa Dias reiterou que as “startups” podem recorrer à banca comercial, no sentido de obter recursos para o seu financiamento, visto que a experiência de outras latitudes demonstra que elas têm uma estrutura mais leve, focada na busca de soluções e modelos de negócios mais eficientes, com resultados validados a curto prazo.

A responsável adiantou que, ao longo deste período, a Fábrica de Software e Automação Tecnológica desenvolveu diversas atividades, dos quais a Incubação de um total de oito projetos, traduzidos em 13 empreendedores, passagem de “know how” a mais diversas áreas de atuação das empresas angolanas, totalizando um total de 60 especialistas formados.

Apontou também a transformação de um autocarro em Centro de Formação Itinerante, entre tantas outras atividades desenvolvidas.

A Fábrica de Software e Automação Tecnológica tem, entre outros objetivos, desenvolver soluções lógicas com possibilidade de automatização dos seus processos, mesmo que ainda em protótipos em pequena escala, promover a iniciativa e o espírito empreendedor.

Inaugurada em 2021, a unidade traduz-se num conjunto de recursos, processos e metodologias estruturadas e utiliza as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenção de softwares.

Exit mobile version