Artigo enviado por Dieu Merci Toko. Quer partilhar conhecimento com os demais seguidores do MenosFios? Siga os passos.
Desde que o Thunderbird deixou de importar automaticamente do Outlook, tenho andado desesperado em arranjar uma solução viável, (barata) e livre para resolver o problema. Confesso que bloqueei no Thunderbird, e não procurei soluções alternativas até recentemente quando senti realmente necessidade.
A solução é muito simples, mas não muito prática. Em primeiro lugar requer uma máquina com Linux, preferencialmente Ubuntu ou Debian. Para os menos iniciados aconselho a utilização de um ambiente gráfico para passar os ficheiros da pen/rede para a máquina e vice versa.
- Assim que tiverem a maquina à mão, abrir o terminal e instalar o readpst:
sudo apt-get install readpst
Depois do “read PST” instalado, já se pode começar a converter ficheiros *.PST em .EML que depois são facilmente importados pelo Thunderbird através do add-on ImportExportTools.
2. Escolham uma pasta para trabalhar, e coloquem lá todos os PST’s a converter. Para já, deve-se criar uma pasta para alojar a exportação:
mkdir Archive
3. E poderão fazer o seguinte comando do readPST para exportar o ficheiro para dentro da pasta (para saberem mais opções, ver aqui):
readpst -M -b -e -o Archive Archive.pst
Se for para abrir na mesma máquina em que estão a trabalhar, basta agora abrir o Thunderbird e, já com o ImportExportTools instalado, ir ao menu Import/Export > importar todos os ficheiros eml de uma directoria > incluir subdirectorias.
4. Se for para colocar noutra máquina, comprimam a pasta, e depois peguem no ficheiro e levem para onde quiserem.
tar -zcvf Archive.tar.gz Archive