Menos Fios

Dia da Internet Segura: Executivo Angolano quer melhorar internet dos 7 milhões de usuários

Nesta terça, 8 de fevereiro, é comemorado o Dia da Internet Segura em 2022. A data marca uma série de eventos promovidos pela organização não governamental SaferNet para relembrar os cuidados ao se utilizar a rede e também discutir inclusão e cidadania digital, bem como o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.

De acordo com os dados do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) apontam para uma Internet segura e com cada vez mais qualidade, em várias localidades do país, onde até ao momento conta com mais de sete milhões de subscritores de Internet, número esse que tende a crescer, devido ao acesso mais fácil de equipamentos electrónicos, como telefones e computadores.

Para Matias Borges, director Nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, falando ao Jornal de Angola sobre esse dia, o número de subscritores angolanos vai crescendo devido ao aumento da literacia digital, pelos vários investimentos públicos, construção de Mediatecas, bem como o programa de Internet nas escolas, o projecto andando com as TI´s, bem como outros espalhados pelo país e que têm beneficiado diária e essencialmente populações mais carenciadas e com poucos recursos financeiros.

Neste conjunto de investimentos realizados pelo Governo angolano, voltados à utilização em massa, porém responsável da Internet, podemos ainda citar o Instituto das Telecomunicações, que há muitos anos oferece cursos e especializações tecnológicas, muitos deles em forma de bolsa e alinhados com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, onde o estímulo ao empreendedorismo tem sido uma prática” , disse o Director.

MAIS: Angola nos últimos lugares em oferta de serviços de internet em África

Segundo ainda o que foi revelado por Matias Borges, indicadores apontam existir satisfação por parte dos usuários da Internet no país, devido à qualidade que hoje apresenta, ser muito mais robusta e alargada à extensão do território nacional.

O acesso à NET, a oferta de produtos, serviços e até empregos na e pela Internet tendem, igualmente, a crescer e a melhorar. É claro que há ainda muito trabalho a ser feito e estamos a fazer, de facto, pois, as debilidades estão identificadas e o nosso trabalho (MINTIICS) está perfeitamente alinhado a ultrapassar essas debilidades”, realçou.

Por fim, Matias Borges disse ser de boa qualidade a Internet no país, apontando os investimentos em infra-estruturas tecnológicas, como os cabos de fibra óptica e outros,que  têm permitido a utilização de uma Internet rápida e segura, salientando que o país dispõe de sistemas 3G e 4G nas principais províncias, o que garante a fluidez da informação e a comunicação.

Como forma de ter uma Internet segura por parte dos usuários, numa altura em que o mundo está cada vez mais globalizado e o acesso abrangente, o responsável destacou como forma de uma navegação protegida a não instalação de softwares suspeitos, devendo,  sempre, o usuário se informar sobre os mesmos e ter cuidado ao clicar em links nas redes sociais de Internet.

Não ser amigável demais: A Internet é um lugar público onde qualquer pessoa pode se tornar amiga de outra. Aceitar solicitações de amigos no Facebook, por exemplo, pode parecer normal, porém é preciso lembrar que pessoas desconhecidas podem ser autorizadas para, intencionalmente, saber mais sobre a vida de outrém. Assim, dados privados podem ser facilmente rastreados, mostrando a sua localização, emprego e até o número de telefone” finalizou.

O responsável chamou ainda atenção aos presentes “gratuitos” online, referindo  que podem, na verdade, não ser gratuitos, ” Regularmente na Internet aparecem concursos tentadores com o sorteio de vários produtos. É preciso estar atento a esse tipo de campanha, pois uma boa parte delas obrigam ao fornecimento de dados pessoais e até bancários”, lembrou.

MAIS: 13 mil utilizadores em Angola têm acesso à Internet gratuita em banda larga
Matias Borges aconselhou  cuidados ao acessar a rede Wi-Fi ou computadores públicos, tendo em conta que  muitos estabelecimentos comerciais oferecem Wi-Fi gratuito aos clientes, o que pode ser muito arriscado, se tiver que acessar dados confidenciais de trabalho ou sites de banco. “O mais seguro é usar uma conexão do seu telemóvel”, salientou.

 

Google expande 2SV para melhorar a segurança online dos usuários no Dia da Internet Segura

É nessa senda, e tendo como base o tema global do Dia da Internet Segura deste ano, “Juntos por uma Internet melhor”,  o Google anunciou a expansão de seu processo de verificação em duas etapas (2SV) para logins para melhorar a segurança da conta, depois que sua iniciativa de verificação em duas etapas recém-introduzida viu uma queda de 50% nas violações de contas para 150 milhões de contas do gmail e 2 milhões de criadores do YouTube.

Segundo ainda o que foi revelado, a empresa está trabalhando ativamente em novas tecnologias que fornecerão uma experiência de login segura e contínua e eliminar a dependência de senhas que se tornaram uma das principais causas de violações de dados e tentativas de phishing.

Actualmente, o Google fornece ferramentas como o Security Checkup, que fornece aos usuários dicas práticas sobre como aumentar a segurança de sua Conta do Google.

MAIS: Acesso à internet pode acelerar empregabilidade no país

Em 2021, a empresa tecnológica voltou a acelerar seus esforços para eliminar ameaças de senhas ao começar a inscrição automática usuários em 2SV, fornecendo às pessoas uma camada adicional de segurança quando os cibercriminosos tentam invadir suas contas. Por meio da iniciativa, mais de 1.5 bilhão de verificações de segurança foram feitas até ao momento.

Para melhorar a segurança online, o Google recomenda realizar verificações de segurança frequentes para garantir que as contas estejam preparadas para recuperação adicionando um número de telefone e um e-mail de backup. Ele protege as contas e impede o acesso de agentes mal-intencionados.

Além disso, o Google recomenda usar Gerenciador de senhas do Google, que é integrado diretamente ao Chrome, Android e Google App, para criar senhas seguras para todas as contas on-line, incluindo sites de compras, bancos e e-learning.

Exit mobile version