Hoje (terça, 17 de Maio) assinala-se o dia mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação . Alusivo ao dia o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação proveu um fórum com vários convidados e palestrantes com temas como “O novo regime de licenciamento do sector das TIC“, “A diversificação da economia“, “Oportunidades de negócios nas TIC“, “Empreendedores e as TIC” e “Angosat 1 – Desafios, benefícios e oportunidades“.
Muito foi dito neste workshop e a MenosFios destaca algumas das principais frases do dia:
“O regime dará impacto considerado no que toca à diversificação da economia porque vai permitir a criação de novas operadoras de comunicações electrónica, novas prestadoras de serviços e até mesmo pequenas empresas poderão apoiar toda a actividade ligada ao sector e possibilitará a criação de operadoras regionais.”
Adminstrador do INACOM
Leonel Augusto
O Administrador falava do novo regime que irá permitir resolver algumas incoerências e irregularidades existentes no contexto actual do mercado, no que toca à oferta de redes e serviços de comunicação electrónica. Fez saber ainda que actualmente já estão a ser finalizados os documentos técnicos para se iniciar o processo de licenciamento de novas operadoras.
“Há um tempo nós não conseguiríamos ter a internet nos telefones com a qualidade que temos actualmente, o que hoje já é possível” (…) “Vamos continuar a trabalhar, melhorar as estruturas de rede e continuar a criar estratégias de modo a que cada vez mais cidadãos possam ter acesso às tecnologias de informação e comunicação”.
Director executivo da Infrasat
Diogo de Carvalho
Diogo de Carvalho referia que a medida que se forem aumentando as infra-estruturas vai se ter grandes larguras de bandas até a casa dos clientes e com melhoria na sua qualidade de serviço de comunicação e internet.
“ É um satélite geoestacionário artificial, está localizado há 36 mil quilómetros a nível do mar e tem a mesma velocidade da rotação da terra que consegue cobrir um terço do globo terrestre.”
Director-Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional
Zolana Rui João
Segundo o Director, a conclusão do centro de controlo e missão está prevista para Novembro deste ano, enquanto o lançamento em órbita do satélite acontecerá no primeiro trimestre de 2017. Recordou que o processo começou em Outubro de 2013 e arrancou a 19 de Novembro do mesmo ano. A Angosat 1 está a ser construído na Rússia e o centro de controlo e missão de satélites está localizado na comuna da Funda, município de Cacuaco
“Basta ver que hoje as estações postais dos Correios de Angola são autênticas lojas com muitos serviços a disposição das comunidades”
Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação
José Carvalho da Rocha
O Ministro falava das vastas áreas de investimento e fez saber que o sector está a crescer e os indicadores são o número de utilizadores no país. O mesmo disse ainda que o Ministério entende que se deve fomentar esta pratica no cidadão, começando pelo meio acadêmico e os desafios que encontramos devem ser tidos por todos como oportunidades de negócios aproveitando as infra-estruturas existentes e as de complementaridade.
*Fotos: Joaquina Bento