Segundo o pesquisador de Segurança Principal da Lookout, Marc Rogers: “Nós notificamos Google e eles prontamente removeram todos os aplicativos e suspenderam as contas de desenvolvedores associados sob investigação.”
O que o “BadNews” faz?
Uma vez activado, o “badnews” envia, a cada 4 horas, para um servidor, informações sensíveis, incluindo o número de telefone do dispositivo e seu número de série (IMEI) e espera novas instruções do mesmo.
De acordo com estatísticas do Google Play, o malware foi baixado milhões de vezes e pode ser encontrado em 32 aplicações em quatro contas de desenvolvedores diferentes.
Como se proteger?
- Vá para as definições do seu telemóvel, encontre as opções de “Segurança” e certifique-se que desmarca a opção “Permitir a instalação de aplicações de fontes desconhecidas“
- Instale um antivírus reconhecido. Eu uso o Lookout Security e Antivirus e recomendo, mas é uma questão de procurar outros na PlayStore.
Lista de aplicativos infectados
Felizmente a maior parte desses aplicativos são da Rússia e os usuários em Angola, até pela distância da língua, não instalam tanto. Ainda assim, fiquem atentos a essa lista e daqui para a frente, antes de instalarem um aplicativo, tentem pelo menos usar o antivírus antes…
[Fonte]: Lookout