O Departamento do Tesouro dos EUA confirmou esta semana que foi alvo de um ataque informático no início do mês de Dezembro. A confirmação foi deixada numa carta enviada para a Câmara dos Representantes, confirmando que o ataque terá sido realizado de forma bastante exaustiva no começo do mês.
Além de ter confirmado o ataque, a entidade também deixa a suspeita de que o mesmo foi orquestrado por um grupo com ligações à China, e que pode ter sido financiado pelo governo de Pequim.
O ataque terá afetado vários postos de trabalho da entidade, colocando em causa o correto funcionamento dos sistemas internos, e em particular, do software de um dos parceiros, a BeyondTrust. Este ataque aparenta ter sido realizado para causar perturbações nas atividades da instituição, não tendo levado a qualquer roubo de dados ou danos consideráveis.
Embora a entidade acuse um grupo sediado na China, e que terá ligações com o governo chinês, não foram deixados detalhes sobre o nome do mesmo ou da origem do ataque.