O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) participou na última semana no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC2022), em França, onde informou os seus desafios e conquistas no sector espacial, bem como realizaou reuniões com os grandes players da indústria espacial mundial.
O evento que decorreu de 18 a 22 de setembro de 2022, na capital francesa, a delegação angolana participou de diversas encontros com instituições governamentais e empresas, como NASA, ESA, Agência Espacial do Brasil, Agência Espacial Francesa, Agência Espacial Sul Africana, Agência Espacial do Rwanda, AIRBUS, Thales Alenia Space e Ariane Group.
Segundo o que foi revelado, a presença do GGPEN no evento serviu também como intercâmbio internacional, que constitui um dos cinco pilares da Estratégia Espacial Nacional, onde prevê a troca de experiências e a criação de parcerias, como forma de tornar a indústria espacial angolana competitiva.
MAIS: GGPEN realiza atividades para despertar o interesse sobre a tecnologia espacial
No stand do GGPEN, no IAC2022, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as aplicações espaciais desenvolvidas pelos especialistas da instituição, dentre as quais, os serviços TECH-ECOLOGIA, TECH-GEST e TECH-AGRO.
As respetivas aplicações utilizam recursos de satélites óticos, radar e drones para estimar a produtividade agrícola, monitorização de desflorestação, monitorização de obras de construção, monitorização e deteção de derrames de petróleo e deteção de navios.
Durante o evento, o Gabinete recebeu diversas visitas de figuras de destaque da indústria espacial internacional que apreciaram as aplicações espaciais, dentre eles estudantes, profissionais da indústria e entidades interessadas em estabelecer cooperações.