Data Center do Governo já sofreu mais de 20 mil tentativas de ataques cibernéticos

191

Data Center (centro de processamento de dados) do Governo, implementado em Junho de 2024, já sofreu mais de vinte mil tentativas de ataques cibernéticos, revelou o director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), André Pedro.

O dirigente que falava durante o workshop Ciberlive subordinado ao tema “Golpes Digitais: como reconhecer e evitar armadilhas online”, disse que que a instituição tem trabalhado para reduzir as chances de tentativas de invasão ao Data Center e fortalecer a segurança digital do país.

As tentativas de derrubar a infra-estrutura governamental são constantes, disse, pois os criminosos cibernéticos querem continuar a explorar vulnerabilidades e atingir a população. Por isso, precisa-se investir na protecção máxima dessas estruturas críticas.

MAIS: Angola Cables vai construir mais dois Data Centers

Questionado sobre o aumento das tentativas de ataques, André Pedro disse que o uso de domínios nacionais proporciona maior segurança para a disponibilização de serviços tecnológicos.

Estamos a promover fóruns de segurança na internet em todo o país para conscientizar a população sobre os riscos dos golpes digitais e como se proteger. Esse é um esforço contínuo do INFOSI”, acrescentou.
Por conta dos vários ataques registados no Centro de processamento de dados do Governo, explicou, deve-se aconselhar aos gestores maior atenção e uma maior flexibilidade na garantia da formação dos quadros das diversas instituições.
 “Vale lembrar que quando se fala de quadros, normalmente alguns entendem que os engenheiros são os únicos que devem participar nas formações ligadas à tecnologia ou à questão da defesa de segurança, deve haver o envolvimento dos variados quadros”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui