Várias crianças mostraram o seu agrado da última edição da “Feira de ciência e oficina comunitária”, realizada no último mês em Viana, Luanda, que contou com projetos ligados a mecânica, eletromecânica, gastronomia, produção de energias renováveis, entre outros.
De iniciativa da Administração Municipal de Viana, a feira tecnológica surge para saudar o Dia da Criança Africana (16 de junho), com destaque para o projeto da grelha elétrica que regula o nível de gordura existente nos alimentos que as pessoas consomem, invenção de Enoque Xavier, de 14 anos de idade.
O jovem inovador apresentou ainda um outro projeto que visa ajudar o ser humano a acender a lâmpada por intermédio do batimento da palma da mão, como se tratasse de um controlo remoto.
MAIS: Instituto Superior Politécnico do Uíge promove feira tecnológica
Já a pequena Samira Isabel, de 10 anos de idade, também membro do projeto “Candengue Cientista”, apresentou a montagem de uma placa que facilita no ensaio dos circuitos simples, bem como compostos.
Para o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, o evento tecnológico vem para mostrar o que de bom se faz ao nível tecnológico pelas crianças residentes nesta circunscrição.
O responsável apelou aos pais e encarregados de educação uma maior atenção na formação das crianças de modo a salvaguardar o futuro dos pequenos.