Consultório MenosFios. USB-C vs. Lightning – Quem é o melhor? (Parte I)

1909

A Comissão Europeia instituiu do uso obrigatório da interface de comunicação USB-C a partir de 2024. Como tal, empresas que não usem esta tecnologia nos seus dispositivos, terão de o fazer. A Apple é uma das visadas e já disse que não tem outra escolha se não abandonar o Lightning. No entanto, a empresa de Cupertino já utiliza há vários anos esta interface, nos Macbooks e iPads Pro. Aliás, a empresa participou no desenvolvimento do USB-C, mas viu-se obrigada a criar a sua própria tecnologia!

Em termos práticos, esta nova obrigatoriedade visa acabar sobretudo com o Lightning da Apple, que apareceu em 2012, e unificar todas as interfaces em volta do Universal Serial Bus Type-C. Esta última apareceu em 2014 e dizem que é melhor. Será mesmo?

A partir daqui apesar de serem semelhantes, USB-C e Lightning não são a mesma coisa. Também é sabido que estão entre os cabos de carregamento mais populares no mercado, especialmente quando se trata de dispositivos móveis. A diferença mais significativa entre os dois tipos de cabos é que o Lightning é uma tecnologia proprietária utilizada em iPhones e outros dispositivos Apple. Alguns outros fatores-chave distinguem o USB-C e o Lightning.

Histórico de desenvolvimento

Lightning
  • Introduzido em 2012;
  • Veio substituir a ficha de 30 pinos da Apple;
  • Usado para ligações, comunicações e fornecimento de energia.
USB-C
  • Introduzido em 2014;
  • Juntou USB-A e USB-B como interfaces populares;
  • Usado para ligações, comunicações e fornecimento de energia.

USB-C e Lightning (não confundir com Thunderbolt) são protocolos utilizados para ligação, comunicação e fornecimento de energia. Embora ambos os tipos de cabos sejam principalmente para carregar dispositivos como smartphones e tablets, também são utilizados para tarefas de transferência digital, tais como carregar ou descarregar filmes, música, fotos, e muito mais.

O USB-C é considerado por muitos como sendo o padrão atual para carregar e transferir dados. Contudo, cada iPhone e iPad desde setembro de 2012 tem vindo com um cabo Lightning. A exceção é o iPad Pro, que adotou o USB-C a partir dos modelos de terceira geração em 2018.

O Lightning tem permanecido no iPhone desde 2012, enquanto outros fabricantes utilizaram vários tipos de portas USB antes (na sua maioria) de se instalarem no USB-C. Relembramos que já no passado houve tentativas para estabelecer o Micro USB como padrão, mas não foi avante.

Assim, pondo de lado a exclusividade da Apple, o USB-C é superior ao Lightning em quase todos os sentidos, tendo o benefício de ser uma nova interface a sair anos após o Lightning.

Velocidade e transferência

Lightning
  • Velocidades de transferência até 480Mbps.
  • Velocidades de transferência comparáveis a USB 2.0.
USB-C
  • Velocidades de transferência até 40Gbps;
  • Suporta USB4.

Indo ao ponto basilar da comparação, o USB-C é capaz de suportar USB4, a mais recente e mais rápida especificação USB. Como resultado, os cabos USB-C podem transferir a velocidades até 40Gbps. Em comparação, os cabos Lightning são muito mais lentos e transferem dados a taxas USB 2.0 de 480Mbps.

Agora, não se sabe tudo sobre a tecnologia Lightning, porque a Apple não divulga todas as especificações da sua tecnologia proprietária, pelo que não está claro qual é a velocidade máxima real de transferência do Lightning. Dito isto, a Apple não lançou uma atualização do protocolo desde o lançamento da Lightning, o que significa que a sua funcionalidade pouco mudou desde 2012.

Há, claro, vantagens nisto. Pode usar um cabo a partir de 2012, e ainda é compatível com os novos iPhones. Por isso poderá cair por terra o argumento de “melhorias para o ambiente com um só cabo“. Tendo em conta que existem milhares de milhões de cabos Lightning no planeta e irem deitados fora, o assunto “clima” é ainda retórico.

Contudo, como os números indicam, o USB-C tem uma enorme vantagem de velocidade sobre o Lightning.

Mas… e há sempre um “mas”, esta vantagem não é tão significativa como parece, considerando que a maioria das pessoas transfere agora dados sem fios dos seus telefones e outros dispositivos, em vez de utilizar um cabo. Portanto, cai também por terra a questão de ser mais rápido para a grande maioria das pessoas. Com o incremento cada vez mais relevante das tecnologias em fios… cada vez são menos as pessoas a ligar o cabo para transferir conteúdos!

Compatibilidade

Lightning
  • Exclusivo para a Apple.
  • Suportado pelo iPhone (5 ou posterior), iPad (4.ª geração ou posterior), iPad Mini, iPad Air, iPad Pro (apenas 1.ª e 2.ª geração), iPod Nano (7.ª geração), e iPod Touch (5.ª geração ou posterior).
  • Suporte de USB-C através de cabo USB-C para Lightning.
USB-C
  • Suportado pela maioria dos dispositivos modernos, incluindo telefones Android, Windows PC, PS5, Xbox Series X, e muito mais…;
  • Utilizado pelo iPad Pro (3.ª geração e posterior);
  • Utilizador por MacBooks;
  • Pode ser usado nas portas Thunderbolt 3 e 4.

Embora não seja oficialmente um padrão universal, a maioria dos dispositivos modernos, incluindo smartphones Android e PCs Windows, suportam USB-3. Até os atuais computadores Mac da Apple têm portas híbridas USB-3/Thunderbolt.

Encontrará também suporte USB-C em consolas de próxima geração como a PS5 e Xbox Series X, bem como o Nintendo Switch.

_______________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui