A empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta, lançou esta quinta-feira, dia 6, uma nova rede social – de nome Threads. Mais do que apresentar uma plataforma digital diferente das suas outras propostas, o objetivo da Meta passa por rivalizar com o Twitter de Elon Musk que, nos últimos meses, não tem tido falta de polémicas.
“A nossa visão da Threads é pegar no que o Instagram faz melhor e expandir isso para texto, criando um espaço positivo e criativo para expressares as tuas ideias”, pode ler-se na publicação de blogue partilhada pela Meta esta quarta-feira, dia 5.
No Consultório MenosFios de hoje mostramos tudo o que deve saber sobre essa mais recente rede social que ultrapassou os 10 milhões de utilizadores em apenas sete horas.
Ao entrar na Threads é fácil perceber as semelhanças com o Twitter, ainda que tenha um design mais inspirado pelo Instagram. Poderá seguir pessoas, ver as publicações que partilharem e curtir, comentar e partilhar.
Também há um ‘feed’ próprio, o qual mistura não só conteúdo de pessoas que segue como também conteúdo (partilhado por pessoas que não segue) recomendado pelo algoritmo da plataforma.
Na rede social é permitindo que você poste textos, imagens e respostas. A diferença é que haverá um ícone de partilha para compartilhar os posts diretamente com outras redes da Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Além disso, a rede social da Meta estará conectada ao Instagram, o que significa que você poderá usar o mesmo login e nome de usuário, apenas transferindo a sua conta para a nova plataforma.
A grande diferença entre a Threads e o Twitter está na abordagem descentralizada da proposta da Meta. Mas o que significa isto? Significa que, tal como acontece com outras redes sociais com esta abordagem (como a Mastodon), os utilizadores da Threads podem mover o seu conteúdo e interagir com outros utilizadores em diferentes apps
Ainda que este princípio de descentralização ainda não esteja presente, acredita-se que no futuro será possível ver publicações da Threads em outras redes sociais com estes mesmos princípios.
“Acreditamos que esta abordagem descentralizada, à semelhança dos protocolos que governam o e-mail e a própria web, desempenhará um papel importante no futuro das plataformas online”, escreveu a Meta.
A Threads foi criada como um espaço de interação, onde as pessoas podem se reunir e discutir uma variedade de temas.
O objetivo é incentivar a formação de comunidades, tanto entre indivíduos quanto entre empresas por meio de recursos como a partilha de textos, imagens, curtidas e comentários. A plataforma possibilita que os usuários se conectem, explorem interesses em comum e troquem ideias.
_______________________________________________
Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.
Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.