O Google Tradutor ganhou recentemente mais 33 novas línguas na componente de tradução offline, que pode ser usada quando a internet está desligada, ou quando o utilizador não consegue usá-la, por estar num local onde não tenha rede de telemóvel. O serviço já permitia usar esta funcionalidade com 59 das mais de 100 línguas suportadas, aumenta agora o leque para adicionar idiomas como o sudanês, malaio, malgaxe (Madagáscar), basco ou latim.
Línguas mais comuns como o inglês, francês, português, italiano e dezenas de outras já estavam disponíveis, numa funcionalidade que pode ser útil quando se está em viagem, por exemplo, ou mesmo cá em Angola, para quem profissionalmente interage com pessoas de diferentes nacionalidades. Ferramentas como esta podem ser uma boa ajuda para interações pouco complexas, com alguém que não fale nem compreenda uma língua na qual consiga expressar-se.
Para isso, é preciso descarregar primeiro o pacote linguístico no idioma que se pretende usar, para o telemóvel ou tablet, e ainda antes disso é preciso descarregar a aplicação, para que o acesso ao serviço não esteja condicionado à disponibilidade de uma ligação à internet. Indo por passos, é isto que deve fazer:
1- Pesquisar a aplicação Google Tradutor na loja de aplicações do smartphone Android ou iPhone
2 – Verificar se tem uma ligação Wi-Fi ativa, para não gastar dados móveis com o download
3 – Confirmar que quer descarregar a aplicação e abri-la quando o processo estiver completo
4 – Localizar os idiomas de interesse. Para além da zona onde vai aparecer o texto, escrito ou ditado, para tradução, no ecrã da aplicação vão aparecer dois idiomas. O idioma de origem e o traduzido. No Android esses “botões” virtuais surgem na parte de baixo do ecrã. No iPhone mais acima.
_________________________________
Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.
Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.