Possivelmente não sabe que com a sua conta do Gmail pode ter a quantidade de endereços de correio eletrónico que quiser. Esta informação pode ser-lhe precisa se quiser “enganar” certos serviços que depois poderiam enviar spam para a sua conta “oficial”. Com este método, o chamado “plus address” poderá usar o seu Gmail de forma diferenciada, sem que ninguém saiba.
No Consultório MenosFios de hoje vamos mostrar-lhe mais uma enorme funcionalidade das muitas que o Gmail já proporciona. Depois é usar a imaginação para tirar ainda mais rentabilidade desta funcionalidade.
Um Gmail, um endereço. Isso parece o mais lógico. Afinal, tem um número de telefone e um endereço de casa. O mesmo deve ser válido para os seus endereços de correio eletrónico, incluindo o Gmail. No entanto, por acaso, a sua conta Gmail tem um número ilimitado de endereços que pode utilizar sempre que quiser, por forma a “enganar” alguns serviços e até spammers.
Na verdade, existem aqui alguns métodos. O primeiro é o que lhe permite transformar o seu único endereço Gmail em endereços infinitos, através de uma tática chamada “mais endereçamento” (um nome adequado). Para tirar partido do endereçamento “Mais”, basta escrever um mais (+) após a parte local (o nome antes do @), e depois digitar o que quiser.
Por exemplo, se o meu endereço Gmail fosse jfrsebastiao@gmail.com, eu poderia escrever jfrsebastiao+menosfios@gmail.com, ou jfrsebastiao+empresashoje@gmail.com. O serviço com que está a utilizar este e-mail pensará que é um endereço totalmente novo, mas todo e qualquer mensagem de email enviado para estes endereços acabarão na única caixa de entrada, o jfrsebastiao@gmail.com.
Sim, isto funciona para qualquer endereço de Gmail, mesmo que o domínio não seja gmail.com.
Mas como nos pode ser útil esta funcionalidade do Gmail?
Bom, podemos ter várias serventias interessantes. Por um lado, é um grande truque para descobrir de onde vêm os seus e-mails de spam. Pode adquirir o hábito de aplicar um endereço mais apropriado a qualquer serviço em que se esteja a inscrever.
Vamos então supor usar jfrsebastiao+facebook@gmail.com ao subscrever uma conta no Facebook, ou jfrsebastiao+spotify@gmail.com ao criar uma conta Spotify, por exemplo. Se eu verificasse uma mensagem de spam na minha caixa de entrada, e visse que ela vinha de “vitor+facebook@gmail.com”, saberia que o Facebook estava a divulgar o meu endereço a terceiros que me estavam a enviar spam, desde que eu não partilhasse o endereço do vitor+facebook@gmail.com com outro serviço.
Sim, este truque poderá ser uma fábrica de endereços temporários, um método perfeito quando queremos ter acesso a algo gratuito para apenas testarmos se vale a pena.
Isto levaria a que não tivéssemos de estar a abrir contas novas do Gmail sempre que precisássemos de “mais uma conta de correio eletrónico”, por exemplo. Basta adicionar um novo endereço mais à sua conta-corrente e começar outra tentativa.
Usando o jfrsebastiao+obrigadopeloservico@gmail.com e jfrsebastiao+foiumprazer@gmail.com podemos ter uma conta temporária e até sermos simpáticos. Obviamente este método serve para quando somente nos pedem um endereço eletrónico para confirmarmos a nossa identidade.
Isto é tão interessante que até podemos criar endereços de email para controlar dispositivos na nossa casa. Um exemplo pode ser adicionar um destes endereços com as mecânicas IFTTT. Assim, se porventura tiver o endereço jfrsebastiao+luzescasa@gmail.com como um aliás “Enviar e-mail como” nas configurações do Gmail, podemos configurar um gatilho IFTTT que é ativado sempre que um e-mail aparece desse endereço.
Esteja onde estiver, se enviar um email para este endereço jfrsebastiao+luzescasa@gmail.com as luzes serão acesas. Simples e funcional, verdade?
Além do sinal de mais (+) use o ponto (.)
O Gmail permite até se usar o ponto. Então, posso criar um email tipo jfrsebastiao.menosfios@gmail.com, ou algo ainda mais subtil, tipo j.frsebastiao@gmail.com. Bom, a imaginação é o céu.
Contudo, se, por alguma razão, o serviço para o qual se está a inscrever não aceitar o seu endereço positivo, há outro truque do Gmail para tentar. Desta vez, tudo o que precisa de fazer é mudar a parte “Gmail” do seu endereço para “googlemail” (por exemplo, jfrsebastiao@googlemail.com, em vez de jfrsebastiao@gmail.com).
Tal como o endereçamento plus (+), a utilização do googlemail em vez do Gmail faz com que o serviço pense que está a utilizar um endereço totalmente novo, mas todos os e-mails recebidos do googlemail acabarão na caixa de entrada normal do Gmail.
Se a ideia for proteger o nosso verdadeiro endereço, escondendo-o, então podemos alargar o leque de ofertas. Isto porque para além destes truques do Gmail, também podemos proteger-nos contra spam e scammers usando os serviços “Hide My Email” do DuckDuckGo ou da Apple para criar contas “máscaras” ao inscrever-se em novos serviços em que não confia necessariamente.
Tal como o endereçamento, estas contas “máscaras” encaminharão todas as mensagens recebidas para o seu endereço Gmail principal, mas o benefício aqui é que nunca exponha o seu endereço Gmail real no processo. Utilizar j+frsebastiao@gmail.com funciona muito bem, mas ainda assim revela a minha parte local ao serviço em que me estou a inscrever. As contas máscaras oferecem ainda mais privacidade.
____________________________________________________
Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.
Falamos do email criado para esse fim: duvidas@menosfios.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.