Menos Fios

Consultório MenosFios. Como saber se o seu Facebook foi “pirateado”

Nos últimos meses temos assistido a vários ataques informáticos que resultam no roubo de informações pessoais de utilizadores e entre as quais podem estar dados de registo em redes sociais. Sendo o Facebook uma das plataformas mais utilizadas em todo o mundo, é natural que as credenciais dos utilizadores sejam especialmente apetecíveis.

Posto isto, como saber se alguém conseguiu acesso indevido ao seu perfil de Facebook? Na verdade, é mais simples do que pensa e exige apenas uma pequena visita à área de segurança das definições.

Para saber se alguém ‘pirateou’ a sua conta de Facebook terá de entrar na rede social, premir o ícone com a sua fotografia de perfil (no canto superior direito) para abrir um menu vertical e entrar na área de Definições e privacidade e, de seguida, na opção Definições.

Será então levado para uma nova página e, no menu que encontra do lado esquerdo, encontrará uma opção com o nome Registro de actividade, onde depois é só clicar em Locais onde tens sessão iniciada. Será aqui que poderá ver onde tem sessões iniciadas, com o Facebook a apresentar-lhe um registo dos dispositivos em que aceder à rede social, assim como as localizações e as horas em que o fez.

Caso tenha algum dispositivo, localização ou hora estranhos poderá indicar que se trata de um acesso indevido, dando início ao processo para corrigir a situação.

________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: duvidas@menosfios.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Exit mobile version