Está num local com Wi-Fi de confiança, mas o sinal não é suficientemente forte para ser apanhado pelo seu computador portátil? É certo que pode transformar o smartphone Android ou o iPhone num hotspot, mas, se já esgotou o plafond de dados móveis do mês, que opções lhe restam?
Se consegue apanhar um sinal Wi-Fi mais forte no smartphone, a ancoragem (ou tethering, em inglês) é forma engenhosa de o “salvar” numa situação destas. No Consultório MenosFios de hoje focámo-nos em dois tipos de ancoragem em particular, via USB e via Bluetooth, que permitem partilhar facilmente Wi-Fi entre equipamentos.
Confira na galeria abaixo.
Siga estes passos:
1 – Antes de poder ativar este tipo de ancoragem Bluetooth precisa de emparelhar ambos os dispositivos. Comece por aceder às definições do Windows e clique na opção “Dispositivos”.
2 – Ligue o Bluetooth.
3 – Ligue o Bluetooth no smartphone. Selecione o seu computador e clique em “Emparelhar”. Siga as instruções apresentadas em ambos os ecrãs, confirmando se a chave de acesso corresponde corretamente.
4 – Volte à secção “PA Móvel e Ancoragem” nas definições do smartphone. Ative a opção “Ancoragem por Bluetooth”.
5 – No computador, clique com o lado direito do rato no ícone de Bluetooth que se encontra na barra de ferramentas. Note que poderá ser necessário clicar na seta para mostrar os ícones escondidos. Escolha a opção “Aderir a uma ‘Rede de área pessoal”.
6 – Selecione o smartphone na lista de dispositivos apresentados. De seguida, clique em “Ligar utilizando” e, depois, em “Ponto de acesso”. À semelhança do método anterior, a ligação deverá ser reconhecida numa questão de segundos.
______________________________________________________________
Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.
Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.