Consultório MenosFios. Como melhorar a performance e proteger o seu router

783

Nem sempre as falhas de sinal ou instabilidade de internet em casa são inteiramente da culpa dos operadores. Por vezes a experiencia online não está relacionado com a própria velocidade ou latência do serviço fornecido, mas a forma como os utilizadores tratam o seu router, o equipamento que conecta a casa ao mundo online.

A especialista em análise de telecomunicações Selectra, reuniu uma lista de cuidados a ter com o router de forma a manter o seu bom funcionamento e mais saúde. Nem sempre escolhemos o melhor local para colocar o equipamento e isso pode influenciar a sua performance. Assim, a escolha para a sua colocação terá de ser uma prioridade quando faz a sua ligação. Este deve estar livre de barreiras, como móveis, sofás ou paredes. A Selectra sugere que seja colocado, de forma preferencial, num local mais elevado, para que a internet seja distribuída de maneira mais uniforme pela casa.

Deverá ainda ter atenção que alguns objetos e outros equipamentos domésticos podem interferir com o desempenho do router, tais como um micro-ondas e outros aparelhos wireless. Os espelhos também podem prejudicar a performance do router, segundo a especialista.

A maior parte dos routers têm antenas, que garantem a projeção do sinal para os equipamentos. Verifique se estes estão posicionados na vertical e de forma reta. Dessa forma o sinal pode ser distribuído de forma igual na horizontal para chegar mais facilmente aos equipamentos conectados.

Outra dica que pode ser importante, sobretudo ao nível de poupanças energéticas é desligar o router da tomada, não o deixando em standby, quando se ausenta por um longo período de tempo, tal como ir de férias. Os routers guardam na sua memória os dados de acesso, pelo que rapidamente fica conectado quando volta a ligar o aparelho.

Há também as questões de segurança que deve ter em conta. Nunca adie uma atualização do software do router, sempre que for notificado para o fazer. Um equipamento desatualizado pode ficar vulnerável a possíveis ataques de cibernéticos. Por outro lado, o seu router pode estar a ser aproveitado por outros utilizadores fora do seu agregado, ou seja, algum vizinho conseguiu ter acesso aos dados de conexão e está a aproveitar a sua largura de banda. Deve dessa forma verificar quais os equipamentos conectados e perceber se existem estranhos na rede. Para tal terá de aceder às configurações do router e ver se os equipamentos ligados são conhecidos.

Para prevenir e proteger o router de ciberataques deve mudar a password inicial que lhe é entregue com o equipamento pela operadora. Essa palavra-passe predefinida é, por norma, de padrão, não sendo difícil de encontrar na Internet. Não deve ainda escrever os dados do router numa página de internet que lhe peça essas credenciais.

Também deve proceder à mudança de DNS o ISP através da configuração das propriedades da ligação à internet de cada equipamento que utiliza em casa; alterando diretamente no router ou modem, sendo necessário procurar pelo DNS no painel de controlo e trocar os dados do fornecedor pelo próprio endereço. Atenção que esta dica deve ser apenas executada por quem perceba de redes, havendo o risco de se perde o acesso a serviços que dependem do DNS original.

__________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui