Apesar de o conceito das redes sociais ser conviver com amigos e familiares, partilhando o que lhe vai à alma, um trailer de um filme ou mesmo uma “parvoíce” para animar o grupo, nem sempre queremos mostrar determinado conteúdo a um certo público. Partilhar momentos das férias, mais íntimos apenas com a família, ou jantaradas de trabalho com os colegas não têm de chegar a todos os murais. Essa liberdade de expressão é garantida na rede social.
A privacidade dos posts que publica pode, de uma forma simples, ser limitada a quem deseja, desde toda a rede, com pessoas que não conhece, quando quer partilhar mensagens públicas; ao ponto de criar publicações apenas visíveis para si, funcionando como uma espécie de diário pessoal.
De ter em conta que pode alterar as definições de privacidade a qualquer altura, caso mude de ideias. E isso significa que mesmo posts antigos podem ser também tornados privados ou públicos, mediante o que deseje fazer. E se quiser, para não ter que se lembrar as opções de privacidade de cada post, pode configurar a conta com uma definição por defeito.
MAIS: Consultório MenosFios: 4 extensões que deves remover do Chrome, caso tenhas instalado
1 – Entre na sua conta e procure um post que tenha colocado no mural.
2 – Toque nos três pontinhos no canto superior direito e escolha “Editar privacidade”.
3 – Aqui vai poder escolher quem pode ver a publicação no feed, mas também nas pesquisas. Pode optar por Público, caso queira que todos os utilizadores do Facebook tenham acesso ao post, optar por amigos, apenas o utilizador.
4 – Na lista tem ainda as opções “Amigos, exceto…” e “Amigos específicos”.
5 – Se optar Amigos, exceto…, vai ter acesso à sua lista de contactos e respetivo motor de pesquisa. Todos aqueles que selecionar não vão ver o respetivo post. O “Amigos específicos” apenas aparece o post aos que tiverem sido selecionados.
6 – Pode ainda criar listas personalizadas, sejam de amigos chegados ou simples conhecidos.
Além das definições para cada post, pode simplesmente definir opções gerais, que servem como defeito.
7 – Para definir as opções por defeito, entre na aplicação do Facebook no smartphone e toque nas opções (três riscas no canto superior direito).
8 – Toque na aba Definições e Privacidade para expandir o menu e toque em Definições.
9 – Deslize para baixo e escolha a opção “Seguidores e Conteúdos Públicos”.
10 – Agora vai poder escolher não só quem pode ver, segui-lo, mas também gerir quem pode fazer comentários aos seus posts e as notificações que vai receber das mesmas.
______________________________________________________
Esse foi o episódio do Consultório MenosFios de hoje, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira limitar quem vê os seus posts no Facebook. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.
Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.