Consultório MenosFios. 3 dicas para tornar os dados numa vantagem competitiva para a sua empresa

890

Os dados são considerados o “novo petróleo” das empresas. Mas, para alcançar o sucesso em mercados competitivos não basta produzir dados: é preciso saber o que fazer com eles. Quem o garante é a Opensoft, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

De acordo com a Opensoft, atualmente é necessário que as empresas tenham uma gestão orientada por data. Contudo, há três regras fundamentais que têm que ser cumpridas para que os dados recolhidos sejam realmente úteis:

  • Garantir a qualidade dos dados: antes de se extraírem conclusões ou tomarem decisões baseadas nos dados, é importante assegurar que estes têm qualidade. Corrigir erros e implementar medidas que os mitiguem no futuro permite garantir que se trabalhe sobre informações fidedignas;
  • Definir que dados analisar: nem todas as categorias de dados importam para todas as tomadas de decisão. Selecionar que dados podem gerar mais valor potencial a cada área de negócio é uma abordagem que aplica inteligência à filtragem;

  • Utilizar data products: os data products (como o Google Analytics) são ferramentas que tiram partido dos dados para melhorar processos. Usar os que já existem ou criar um que corresponda exatamente às necessidades da empresa permite tornar o processo de análise e retirada de conclusões mais ágil e dinâmico.

«Deixámos a era da gestão baseada em suposições e entrámos na era das decisões sustentadas por dados – se as organizações querem acionar otimizações internas e prestar um melhor serviço aos clientes, devem considerar seriamente extrair o máximo potencial das informações que têm ao seu dispor», refere em comunicado Rui Cruz, diretor de Projeto da Opensoft.

_________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui