O elevado número de ataques informáticos fez com que fossem emitidos alertas sobre a forma como os internautas navegam na Internet, com apelos para cuidados redobrados para uma navegação mais segura.
Todavia, nem sempre é claro que estamos perante uma ameaça e, tendo isto em conta, os internautas devem estar em alerta a todos os sinais que possam verificar para garantirem que o site é seguro.
Posto isto, o Consultório MenosFios e a DECO Proteste mostram agora um pequeno guia de dicas com os sinais a que os internautas devem prestar atenção, o que lhes permitirá saberem se podem confiar (ou não) em determinado site ou loja online.
-
Verifique se o site começa com https:// e tem um cadeado
-
Preste atenção aos ‘selos’ de segurança
-
Confirme se o URL está bem escrito
-
Avalie o design do site
-
Desconfie de lojas com descontos muito grandes
-
Preste atenção aos alertas dos navegadores e motores de busca
-
Pesquise o dono do site
-
Avalie os contactos e meios de pagamento
-
Procure há quanto tempo o domínio foi criado
-
Não confie em avaliações demasiado positivas
_____________________________________
Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.
Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.