Já são conhecidos os jovens inovadores africanos vencedores da 8ª edição do Pitch AgriHack 2022, que registrou um aumento de 30% nas candidaturas, com presença de 37 países do continente.
Os projetos vencedores vêm do Egito e Tunísia no norte, o Zimbabué no sul, o Gana e a Nigéria no oeste, e o Quénia no leste, que são seis projetos de agronegócios liderados por jovens inovadores, onde receberam a sua parte de 45.000 dólares para investir no crescimento dos seus projetos tecnológicos.
Os vencedores tiveram a oportunidade de apresentar os seus negócios aos delegados do African Green Revolution Forum (AGRF), onde participaram na maior plataforma de match-making do agbusiness em África, o AGRF Agribusiness Dealroom.
Mais de 800 empresas, 15 delegações governamentais e 150 investidores públicos e privados reuniram-se no Dealroom para gerar novas oportunidades excitantes.
“O Pitch AgriHack tem a ver com criar impacto através do investimento nos jovens empreendedores agrotec de África. Para além do prémio monetário, procuramos catalisar relações entre os nossos finalistas e futuros colaboradores e investidores. Estas são as relações que vão revolucionar o sistema alimentar“, disse Mumbi Maina, Diretor da Agribusiness Dealroom Lead at AGRA.
Competindo em três categorias, os vencedores e vice-campeões do Pitch AgriHack receberam prémios monetários de $10.000 e $5.000, respetivamente.
Uma quarta categoria só para convidados, conhecida como AYuTe Africa Challenge, uma iniciativa da Heifer International, atribuirá subvenções até 1,5 milhões de dólares no próximo ano a projetos inovadores que já estão a gerar impacto mensurável para os pequenos agricultores africanos.
MAIS: Microsoft organiza painel para falar da transformação digital na agricultura em África
Em 2022, o AYuTe Africa Challenge expandiu o seu papel de acelerador agrotech africano. As novas competições nacionais na Etiópia, Quénia, Nigéria, Ruanda, Senegal e Uganda oferecem aos jovens inovadores a oportunidade de garantir o financiamento e a visibilidade para escalar as suas ideias e ambições.
Pelo segundo ano consecutivo, a Heifer International, a AGRF e a Generation Africa trabalharam em conjunto para concretizar esta popular competição tecnológica.
Detetores automatizados de doenças, soluções agro-fintech para pequenos agricultores, digitalização de bancos de sementes comunitárias, e ligações de mercado combinadas com a formação inteligente do clima e o mapeamento do rendimento por satélite são apenas algumas das ideias que saíram da competição Pitch AgriHack deste ano.
Estes inovadores africanos da agro tecnologia estão a construir soluções mais abrangentes para resolver problemas para os pequenos agricultores.
Os vencedores do Pitch AgriHack 2022 são:
Vencedores da Categoria Early-Stage
Vencedores da Categoria Mature e Growth-Stage
Vencedoras da Categoria Women-led Agribusiness
- Vencedora: Esther Kimani da Farmer LifeLine Technologies (Quénia).
- Runner-up: Anaporka Adazabra da Farmio (Ghana).