Já são conhecidas as 10 startups africanas que vão participar na 2ª edição do Africa Startup Initiative Program (ASIP), um programa que vai fornecer mentoria, networking e apoio financeiro aos participantes, e que é organizado pela Startupbootcamp AfriTech e o Grupo Telecel.
O ASIP é um programa que apoia jovens startups africanas com ideias criativas e que estão a fazer a diferença nas suas comunidades, onde as startups selecionadas vão receber uma ajuda económica de mais de 18.000 dólares para capital próprio, além 750.000 dólares em créditos adicionais, serviços e valor em espécie.
Entre as startups selecionadas saltam o nome da Crowdyvest, uma plataforma de investimento de multidões impulsionada para causar impacto; Powerstove Energy, desenvolvedor de um fogão sem fumo com ioT; A Qataloog, que utiliza algoritmos de catalogação para preferências de pesquisa de utilizadores e conteúdos de aprendizagem para oferecer preços transparentes e premium diretamente às instituições; e o Rural Farmers Hub, uma plataforma de inteligência para agricultores.
Eis a lista completa:
Crowdyvest
A Crowdyvest é uma plataforma fintech socialmente responsável que desenvolve soluções financeiras para uma comunidade de pessoas e empresas comprometidas com a prosperidade a longo prazo e independência financeira.
Powerstove Energy
O IoT System Powerstove IoT System é um sistema com chips de computador pré-programados e configuráveis internos que utiliza sensores de entrada e componentes de saída para regular o ventilador, fornecimento de eletricidade e transferências de dados através de uma rede 2G/3G. Powerstove é agora o primeiro e único cookstove puro do mundo para alcançar a realização tecnológica de um sistema IoT incorporado.
MAIS: Catapult: Inclusion Africa leva startups fintech africanas a mentoria na Expo Dubai 2020
Qatalog
O Qatalog ajuda editores e fornecedores a fornecer títulos especializados em Universidades + Faculdades, e as ajuda as escolas a localizar os melhores Livros e Revistas para os seus programas académicos com mais de 550.000 livros e revistas especializadas das maiores editoras de literatura usadas pelas faculdades da Ivy League em todo o mundo.
Rural Farmers Hub
O Rural Farmers Hub foi formado com o objetivo de ajudar os pequenos agricultores a alcançarem níveis de produtividade mais elevados através da utilização de novas tecnologias de informação (TI). Trata-se de um serviço privado de extensão por e-extensão que ajuda as organizações de agricultores e os agentes de extensão a apoiarem os seus agricultores com decisões agrícolas melhoradas, utilizando a deteção remota por satélite ou reuniões presenciais. A sua tecnologia patenteada emprega técnicas científicas de ponta, ao mesmo tempo que é compatível com telemóveis padrão.
Parc Smart
A Parc Smart foi fundada com o objetivo de melhorar a capacidade dos passageiros de encontrar e pagar o estacionamento em países rapidamente emergentes como África e América Latina. A Parc Smart é capaz de construir soluções que respondam às suas necessidades, focando-se na experiência de transporte e negócio em mercados emergentes.
Neural Labs
O Neural Labs empregam Deep Learning e Visão Computacional no Neural Labs Africa Innovation Hub para identificar doenças em tempo real. Tuberculose, Pneumonia, COVID-19, Cardiomegaly, Pneumothorax Tumor da Mama Benigna, Atelectasis, Infiltração, Cancro da Mama Maligno, Enfisema, Nódulo, Massa, Espessamento Pleural, Consolidação, Effusão e outras doenças cardíacas, respiratórias e mamárias podem ser detetadas em tempo real usando o algoritmo de IA NeuralSightTM.
eCampus
O eCampus é uma plataforma educacional online (EdTech) que emprega inteligência artificial para ajudar os alunos a estudar mais inteligentes, a preparar-se para empregos e a levá-los ao sucesso.