Na tarde desta quinta-feira (4/3), aconteceu um evento no Twitter para divulgar mais novidades sobre o Spaces (Espaços, na tradução oficial), a nova função da rede social que permite conversa por áudio entre os usuários.
A ferramenta, que chega para competir com o Clubhouse, foi inicialmente lançada primeiramente para aparelhos iOS, mas já se encontra habilitada para o sistema Android, o Twitter Spaces passa a funcionar aos poucos para todos os usuários, independentemente do sistema operacional móvel.
No Android, assim como no iOS, o usuário poderá entrar no Spaces a partir de um link partilhado na timeline da rede social ou em mensagens directas. Uma vez dentro do grupo, usuário do Android pode ser tanto orador como apenas um dos ouvintes, podendo até mesmo reagir ao que é falado com emojis. Por enquanto o Twitter Spaces ainda está em fase de testes com apenas alguns usuários, desde que eles estejam a rodar a versão beta do próprio Twitter.
Android folks, our beta is growing! starting today you will be able to join and talk in any Space. SOON you’ll be able to create your own but we’re still working out some things. keep your 👀 out for live Spaces above your home tl
— Spaces (@TwitterSpaces) March 2, 2021
Uma diferença entre o Spaces e o Clubhouse é que este segundo só está disponível para usuários de iPhones, e que a inscrição no serviço é realizada somente via convite de quem já está cadastrado na ferramenta. Além disso, os participantes do Twitter Spaces podem usar emojis para reagir aos áudios trocados entre os usuários.
Listeners told us they want to chime in to conversations on @TwitterSpaces without having to grab the mic and one of the ways to do this was with more emojis
We are adding 😂 to Spaces soon and wondering what other interactions should we be exploring? pic.twitter.com/DenGVIqBl6
— Danny Singh (@Mr_DannySingh) January 19, 2021
Ainda não existe data concreta para o lançamento do Spaces para todos os usuários de Android, mas acredita-se que o Twitter esteja a trabalhar duro para isso acontecer antes do pessoal responsável pelo Clubhouse fazer a mesma coisa – eles também prometeram suporte para o sistema do Google.