Encerrou neste domingo em Luanda na Feira Internacional de Luanda (FIL) o quarto Salão Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (Expo TIC’s 2015) organizada pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologia de Informação. No final do evento, o MTTI premiou as companhias angolanas:
- Vencedora do prémio Expo TIC: Unitel
- Melhor participação em tecnologia: Huawei
- Melhor participação empresarial: Ominidata
- Melhor participação de empreendedorismo: Sistec
- Melhor provedor de Internet: TVCabo
- Melhor participação em inovação: Itel
- Melhor participação em telecomunicações: Angola Cables
- Melhor participação institucional: Anacom
A Unitel venceu apresentado o seu projecto de expansão da rede de fibra óptica, no qual a empresa investiu mais de 55 mil milhões de kwanzas. O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, afirmou a importância da “interacção entre os operadores das telecomunicações proporcionada pela exposição tem efeitos sobre a expansão do mercado e eleva os níveis de acesso tecnológico dos cidadãos e das empresas“.
Matos Cardoso, presidente do conselho de administração da FIL, disse que o sector aparece cada vez mais “como um pilar estratégico do desenvolvimento do país e da sociedade como um todo“. A feira contou com 65 empresas no total, mais 5 que no ano anterior, de Angola, África do Sul, China, Portugal e Suécia.