Realizou-se no dia 27 de Novembro de 2018, pelas 10:00 no Hotel Trópico em Luanda a Cerimónia de entrega de Prémios referentes à 8ªEdição do Concurso Estrelas Dstv Eutelsat, o mesmo destina-se aos estudantes do ensino secundário entre os 14 e 19 anos por todo continente Africano.
Foram premiados na avaliação nacional (Angola) três estudantes, sendo dois na categoria Redação e um na categoria Cartaz.
Silvano Nelumbo José de 16 anos, estudante do Magistério Patrice Lumumba da província do Namibe foi o Vencedor da categoria Cartaz, com um projecto voltado para o sector das energias renováveis. Trata-se de um Satélite capaz de capturar energia proveniente do Sol e retransmiti-la para uma estação base em terra para processamento e posterior distribuição.
Enquanto que na categoria de Redação o Vencedor foi Albino Magalhães de 19 anos estudante do Instituto Politécnico Hamba, da província do Kwanza Sul cuja redação apresentava três ideias:
- Saúde – dispositivo para realização de exames médicos com comunicação via Satélite.
- Segurança Rodoviária – dispositivo capaz de disponibilizar informações de trânsito e não só em tempo real.
- Segurança Pública – sistema de monitoramento via Satélite para zonas fronteiriças.
Na mesma categoria, foi atribuído o segundo lugar para a estudante Ana Imilde de Paula Teixeira de 16 anos, estudante da escola Árvore da Felicidade da província de Luanda pela sua redação que apresentava duas ideias:
- Satélite de Manutenção – capaz de se acoplar a outro em orbita para executar operações de abastecimento e actualizações.
- Satélite de Recolha de Lixo – capaz de percorrer o espaço, fazendo a colecta de lixo espacial como outros satélites já em desuso que por vezes representam perigo para os astronautas e outros satélites, etc.
Os prêmios atribuídos foram:
1º Lugar
- Descodificador Explora com instalação certificada e 1 ano de subscrição do pacote BUÉ
- Computador Portátil
2º Lugar
- Descodificador HD com instalação certificada e 1 ano de subscrição do pacote BUÉ
- Smartphone
Professores que tutoraram os trabalhos são premiados(agradecimento) com 1 tablet e as escolas dos primeiros classificados também recebem um descodificador com instalação certificada e 1 ano de subscrição.
“Os estudantes têm provado ao longo destas 8 edições que as tecnologias fazem parte de suas vidas e que aquilo que aprendem na escola, no que toca a tecnologias de Satélites tem sido posto em prática aqui (em concurso), daí considerar positiva a participação de todos envolvidos no processo”. – Giza Custódio, Membro do Júri
“O objectivo do concurso e estimular os jovens a pensarem deforma criativa e inovadora sobre a utilização de Satélites”. – Estefânia Souza, Dstv
A mesa do Júri para a avaliação nacional foi composta por:
- Dr. Gabriel Miguel em representação do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
- Dr. Giza Custódio em representação do Ministério da Educação.
- Dr. Amaro João em representação do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
- Drª. Fuamau Narciso em representação da Rede de Mediatecas.
Ouça a entrevista com os participantes:
Artigo escrito por Joaquim Agostinho para o MenosFios.com