A Internet é um dos aspetos, se não, mais omnipresentes da vida moderna. O Year in Review da Cloudflare revelou que só em 2023 houve um aumento de 25% no tráfego global, sem sinais de desaceleração.
Este crescimento sublinha a dependência dos serviços de Internet para facilitar e sustentar sistemas e tarefas vitais, como apoiar economias digitais globais, permitir as operações de redes de saúde, manter a continuidade dos negócios para empresas e, por fim, conectando as pessoas às suas comunidades.
Alguns dos maiores destaques de 2023 da Internet incluem os seguintes pontos:
- Serviço de Internet mais popular: o Google ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, seguido pelo Facebook (nº 2), Apple (nº 3) e TikTok (nº 4).
- Plataforma social mais popular: o Facebook ficou em primeiro lugar, superando o líder de 2022, TikTok (nº 2), seguido pelo Instagram (nº 3) e Twitter/X (nº 4).
- Serviço de IA generativa mais popular: OpenAI ficou em primeiro lugar nesta categoria emergente, seguida por Character AI (nº 2), Quillbot (nº 3) e Hugging Face (nº 4).
- Setor mais visado: Os atores de ameaças lançam ataques mais comuns contra organizações financeiras em todo o mundo.
- Ameaças cibernéticas mais comuns: Links enganosos e tentativas de extorsão encontradas em mensagens de e-mail maliciosas foram os dois tipos de ataque mais utilizados.
- Interrupções de Internet observadas: ocorreram mais de 180 interrupções de Internet em todo o mundo em 2023, em comparação com mais de 150 em 2022, muitas delas devido a paralisações regionais e nacionais de Conectividade com a Internet.
Estes dados e estas conclusões surgem do relatório Cloudflare Radar, uma ferramenta gratuita que permite a qualquer um visualizar tendências e insights globais na Internet.
O relatório é alimentado por dados da rede global da Cloudflare e dados agregados e anonimizados recolhidos pelo serviço de DNS público 1.1.1.1 da Cloudflare, usado como uma forma rápida e privada de navegar na Internet.