Menos Fios

Conheça as organizações lideradas por mulheres que permitem o empreendedorismo em África

África tem visto um grande aumento nas empresas e startups criadas por mulheres em uma variedade de sectores industriais. Esse avanço refutou o estereótipo de gênero que retrata as mulheres como menos capazes e inferiores.

Ao atuar como mentores de milhões de jovens e mulheres, essas empreendedoras corajosas estão influenciando o futuro da África. Como resultado, vários organizações estão desenvolvendo estruturas e networking que podem apoiar e expandir as perspectivas para essas founders.

A Affirmative Finance Action For Women in Africa (AFAWA) tem garantido que essas organizações, que incentivam as mulheres empreendedoras, tenham toda a assistência financeira necessária para continuar fazendo isso.

Para alterar significativamente o cenário bancário e financeiro na África e fornecer incentivos para o financiamento de empresas de propriedade feminina, a AFAWA Finance faz uso dos instrumentos financeiros do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e tem duas ideias criativas.

O suporte técnico da AFAWA tem ajudado na melhoria das mulheres empreendedoras por meio de treinamentos para aumentar a produtividade e o crescimento dos negócios, ao mesmo tempo em que oferece serviços de consultoria às instituições financeiras para garantir a implementação bem-sucedida de seus portfólios de produtos para mulheres.

A AFAWA interage com governos africanos e outras partes interessadas importantes para incentivar reformas legais, políticas e regulatórias para remover os obstáculos estruturais que impedem as mulheres de entrar no mundo corporativo.

MAIS: África. Google anuncia financiamento de 1 milhão de dólares para mulheres

A redacção da MenosFios mostra agora algumas organizações lideradas por mulheres da AFAWA que permitem o empreendedorismo em África.

AWIEF (Africa Women Innovation & Entrepreneurship Forum)

Com sede na África do Sul, esta organização que ganhou prêmios por capacitar as mulheres economicamente, a AWIEF ajuda as mulheres africanas a expandir suas operações e atingir todo o seu potencial. Irene Ochem, empreendedora e especialista em desenvolvimento internacional com mais de 25 anos de experiência em gestão internacional na Europa e África, fundou-a.

O objetivo da AWIEF é incentivar e nutrir mulheres empreendedoras para promover a inclusão econômica, o desenvolvimento e o empoderamento das mulheres. Seu objetivo é que as empresas de propriedade feminina sejam capacitadas a iniciar, expandir e sustentar empresas de alto impacto que impulsionarão o PIB e o desenvolvimento econômico do continente.

 

Entreprenarium

O grupo pan-africano ENTREPRENARIUM trabalha para apoiar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas africanas (WMSMEs). Fundada por Kristine Ngiriye, filantropa, empresária em série e conselheira de algumas das figuras comerciais e políticas mais poderosas da África.

A ENTREPRENARIUM cria programas de apoio técnico e treinamento para ajudar mulheres mulheres empreendedoras africanas. Quando seus beneficiários atingiram a fase adequada de vencimento da empresa, oferece-lhes apoio individualizado para garantir sua capacidade de obter financiamento de parceiros de instituições financeiras ENTREPRENARIUM. Por meio de seus programas, o grupo já ajudou mais de 3.000 empreendedores desde 2014 e investiu em 52 empresas em África.

 

SeedStars Tanzania

Utilizando tecnologia e empreendedorismo, a coleção privada de empresas conhecidas como Seedstars tem como objetivo melhorar a vida das pessoas em nações em desenvolvimento.

O objetivo da turnê de Pierre-Alain Masson e Alisée de Tonnac pelo mundo era lançar a competição Mundial de Seedstars e promover regiões emergentes. Eles foram capazes de iniciar eventos em 20 cidades em um único ano.

Em 74 ecossistemas, a Seed realizou 82 eventos, lançou o sétimo hub Seedspace e tem 25 negócios em fase de sementes em seu portfólio. Mais de 80 ecossistemas em desenvolvimento contêm Seedstars.

A rede Seedtars tem mais de 100.000 membros de todo o mundo, incluindo 2.000 investidores. Mais de 40.000 empresários de nações em desenvolvimento participaram dos seus eventos e programas.

MAIS: Huawei quer reforçar a literacia digital entre as mulheres em África

PAWA

A Iniciativa Partnership for Africa Women’s Advancement (PAWA) é uma organização sem fins lucrativos legalmente reconhecida. O principal objetivo da Iniciativa PAWA é diminuir a diferença de gênero que jovens e mulheres experimentam nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Ao oferecer acesso aos recursos educacionais essenciais, programas de mentoria, oportunidades de trabalho e desenvolver programas de capacitação para uma carreira de sucesso, estamos abordando essas dificuldades de maneiras únicas e novas.

A PAWA está apoiando uma série de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU que ajudariam a resolver os problemas da pobreza, educação decente, igualdade de gênero e prosperidade econômica na África.

 

AECF

A AECF concentra seus esforços nas áreas onde pode fazer uma diferença significativa. A AECF, o maior fundo de desafios do mundo, oferece financiamento de pacientes para pequenas e em expansão empresas que não são atendidas por credores convencionais.

Os consultores de classe mundial da AECF fornecem às empresas guias simples, personalizados e úteis para ajudá-las a desenvolver, acessar finanças e se tornarem mais resilientes.

Combina sua expertise e insights para moldar iniciativas futuras e tomar decisões de centro em torno do uso de evidências.

A AECF levantou US$ 392 milhões até agora e investiu em empresas que lutam para cumprir normas convencionais de retorno de risco para investidores comerciais.

Esse dinheiro ajudou empreendedores em 26 países da África Subsaariana. A organização lançou uma nova estratégia em 2021 com o objetivo de promover a sustentabilidade e a resiliência nas comunidades rurais e marginalizadas da África.

 

Creative Space

Fundada para incentivar a expansão e o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo na Nigéria e na África, a Creative Space Startup é uma orgulhosamente nigeriana Sem Lucro.

Fundada em 2018 e formalmente formada em 2019, tem como missão fomentar o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia por meio de programas e projetos.

Grace Oluchi, diretora do Espaço Criativo, é uma pan-africanista que está comprometida em criar uma África unificada, próspera e avançada.

Mais de 5.000 empreendedores africanos, startups e MSMEs se beneficiaram dos programas que ela criou e realizou. Suas iniciativas fizeram a diferença e atingiram +25 nações africanas.

MAIS: Simply Exponential lança programa acelerador para melhorar o acesso financeiro as empreendedoras em África.

E4Impact

Em 2010, a ALTIS – Escola de Pós-Graduação em Negócios e Sociedade da Università Cattolica del Sacro Cuore iniciou o programa E4Impact com o objetivo de educar empreendedores de impacto no mundo pobre para auxiliar no estabelecimento e expansão de suas empresas.

O objetivo da organização é criar uma nova geração de empreendedores de impacto africanos. Com o objetivo de fornecer uma variedade de programas de empreendedorismo em 20 nações africanas até 2023, a organização espera ter um impacto cada vez maior no continente em termos do número de empreendedores ensinados, novos negócios formados e empregos formais de economia produzidos.

 

TBN Africa

A Transformational Business Network Africa foi criada para auxiliar tanto os empreendedores em estágio inicial na criação de empresas de sucesso quanto na preparação para investimentos.

Eles fazem uso de suas redes, a assistência individualizada de empresários experientes, investidores e especialistas em conteúdo, bem como fortes ferramentas de negócios.

A assistência atual da TBN Africa se concentra na recuperação e continuidade dos negócios à medida que os empreendedores lidam com os efeitos da onda da economia causados pela epidemia mundial COVID-19.

Seu objetivo, como parte da Rede Global de Negócios Transformacionais, é construir e escalar empreendimentos transformadores que reduzam a pobreza.

Estes, por sua vez, geram emprego que melhora os padrões de vida e ajuda a tirar as pessoas da pobreza.

 

Graca Machel Trust

A Graça Machel Trust (GMT) trabalha em todo o continente africano para apoiar os direitos das crianças, influenciar a governança e ampliar os movimentos das mulheres. Começando em 2012 pela Sra.

Graca Machel, presidente do Conselho, o engajamento com a Tanzânia tem sido centrado principalmente na promoção da abolição do casamento infantil e da melhor nutrição. O GMT começou a operar no setor educacional da Região de Mara em 2014.

Desde então, a GMT criou e fortaleceu uma série de redes e organizações em uma sociedade civil dedicada a parar o casamento infantil e fornecer educação de alta qualidade.

O Trust iniciou uma campanha para impedir o casamento infantil na Tanzânia em colaboração com agências da ONU, organizações da sociedade civil e outras partes envolvidas. Além disso, o GMT colabora com vários parceiros para promover a educação básica gratuita e necessária.

 

Women in Africa

A principal plataforma mundial para a promoção de mulheres empreendedoras africanas e seu desenvolvimento econômico é chamada de Mulheres na África.

A Women in Africa é uma organização de impacto social que a Hafsat Abiola fundou com o objetivo de ajudar mulheres mulheres africanas líderes e empreendedoras em sua busca para ter um impacto na economia do continente.

Nos últimos cinco anos, a WIA criou a primeira plataforma pan-africana e internacional que reúne todas as partes pertinentes; também executa iniciativas de treinamento e mentoria e se comunica amplamente sobre os tópicos de “*Mulheres *Negócios *África“.

A WIA e seus clientes criam programas através do Women in Africa Philanthropy Endowment Fund para ajudar mulheres africanas em seus esforços como estudantes, donos de empresas e líderes.

Exit mobile version