A tecnologia para transformar qualquer superfície plana, em superfície sensível ao toque não é nova. Há uma ano a Microsoft em parceria com a Ubi já fez uma demonstração de como será o futuro da computação.
Mas enquanto a Microsoft não disponibiliza essa tecnologia comercialmente, a empresa “TouchJet” decidiu avançar e apresentou o seu produto que usa uma tecnologia semelhante. O dispositivo foi baptizado de “TouchPico“, um projector que é capaz de transformar qualquer superfície plana em um ecrã sensível ao toque.
O dispositivo é compatível com qualquer aplicativo Android, mas por enquanto não suporta altas resoluções de imagem. Segundo as informações da empresa, a resolução máxima é de 854×480 pixels, capaz de criar uma projecção de aproximadamente 2 metros. Quanto à intensidade luminosa, o Touchpico é capaz de fornecer 150 lumens, um valor aceitável, se tivermos em conta que os projectores mais básicos têm especificações que rondam os 300 lumens.
O projector virá com uma caneta especial, capaz de se comunicar com o projetor por meio de sinais infravermelhos. Essa caneta providenciará a interacção, uma vez que uma câmera fará o monitoramento do movimento da caneta em frente à projecção, permitindo que o projector reconheça os gestos e toques ( tal como funciona o sensor Kinect).
Lançamento
Previsto para o mês Outubro deste ano e o preço rondará os 499 USD. Por isso a empresa lançou uma campanha de financiamento coletivo no site IndieGogo, para conseguir financiar os custos de produção. A empresa necessitava de 50 Mil USD e nesse momento já ultrapassou os 90 Mil USD. Faltam 28 dias para finalizar a campanha, quem quiser contribuir, ainda pode fazer e poupar 170 USD do preço original.
Veja o vídeo promocional do projecto
[Fonte]: IndieGo