O WhatsApp actualizou seu aplicativo para smartphones e agora permite que o usuário proteja a sua conta com uma senha numérica de seis dígitos.
A verificação em dois passos actualizada pelo o WhatsApp, é uma nova barreira de segurança que vai impedir que pessoas mal intencionadas acedam à sua conta remotamente. A novidade funciona para aumentar a segurança no acto do primeiro login, quando o usuário configura o aplicativo em um novo aparelho.
O novo método de segurança do WhatsApp é como uma camada de protecção adicional à sua conta. Posteriormente, será preciso apenas receber um código no número de telemóvel para acessar todo o histórico de mensagens armazenado no dispositivo. Assim, caso o smartphone seja perdido ou mesmo roubado, quem estiver com ele não conseguirá acessar o Whatsapp, ao menos que tiver a senha correcta.
Para activar o recurso, o usuário precisa ir às configurações do aplicativo, selecionar em “Conta”, depois “Confirmação em dois passos” e escolher a sua senha. O WhatsApp também pede um e-mail para recuperação da sua senha caso o usuário a esqueça.
De acordo com a empresa, “caso o usuário tenha esquecido o seu código de acesso e não providenciou um endereço de e-mail para desactivar a verificação em duas etapas, mesmo que seja ele a solicitar, o mesmo não vai conseguir reverificar o seu número de telefone com o WhatsApp dentro de um período de 7 dias contados a partir da data em que utilizou o aplicativo pela última vez”.
Logo após este período de 7 dias ter passado, o usuário poderá fazer a verificação no WhatsApp com seu número de telefone novamente sem o código de acesso.
Por enquanto, ainda não há uma forma oficial de configurar uma senha de acesso ao aplicativo. O WhatsApp tem 1,2 bilhão de usuários activos no mundo, com um bom número de utilizadores em Angola.