A primeira mudança é visível já no home, que apresenta mais espaço para a grelha de aplicativos, possibilita a organização com uma quantidade maior de apps por página. Com um gesto a partir da esquerda, é possível acionar a função “Today View” para posicionar os seus widgets directamente no ecrã principal do tablet, incluindo informações como manchetes recentes, clima e agenda, entre outras coisas.
A Apple trouxe melhorias também ao multitarefa do iPad. Já era possível utilizar dois aplicativos aberto ao mesmo tempo, mas agora duas instâncias do mesmo app podem ser abertas lado a lado, como por exemplo o Notas.
Relativamente à lista de dispositivos compatíveis, com iPadOS começa naturalmente com os modelos mais recentes. Assim, temos toda a família iPad Pro, desde o modelo com 12,9 polegadas até ao modelo de 9,7”. Além destes, temos o iPad Air 2, Air (de 3.ª geração), além do iPad mini 4 e mini de 5.ª geração.
- iPad Pro de 12,9”; Pro de 11”; Pro de 10,5”; Pro de 9,7”
- iPad de 6.ª geração; iPad de 5.ª geração
- iPad mini de 5.ª geração; mini de 4.ª geração
- iPad Air de 3.ª geração; Air 2
Uma das mudanças mais importantes é o aplicativo Arquivos, que começa a ter suporte a unidades USB (pendrives) e cartões SD, facilita a importação e exportação de documentos. É possível ainda adicionar arquivos nos aplicativos sem o uso de atalhos da Siri.
O iPadOS vai estar disponível no Apple Developer Program agora e deve chegar em fase beta ao público mais para o final do mês, com a versão final a estar prometida para o mês de Setembro.