A tecnologia continua a ser uma área em que a presença feminina ainda tem muito para caminhar. Mesmo assim, a área se desenvolveu amplamente ao longo dos anos graças a contribuições chaves originadas directamente das mentes de cientistas, matemáticas e engenheiras.
Em comemoração ao mês da Mulher (Março), a equipe do Menos Fios selecionou algumas mulheres que deram o seu contributo e que transformaram a computação no que conhecemos hoje.
- Augusta Ada Byron
Nascida em 1815, filha do famoso poeta britânico Lord Byron, Augusta Ada King, ou Ada Lovelace, é considerada a primeira programadora da história. Na vida adulta, colaborou com seu marido, Charles Babbage, no desenvolvimento da primeira máquina analítica de cálculo. Foi a responsável pelo algoritmo que poderia ser usado pela máquina para calcular funções matemáticas. Ada morreu em 1852, aos 36 anos de idade, vítima de um câncer no colo do útero.
- Margaret Heafield Hamilton
Cientista da computação, engenheira de software e empresária. Foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT(Massachusetts Institute of Technology), que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. E Foi graças a ela que Neil Asmstrong e Buzz Aldrin puderam dar um passeio na lua.
- As programadoras do ENIAC
Formado por: Kathleen McNulty, Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Synder Holber, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum. Elas foram as selecionadas para programar o ENIAC. O objectivo era criar o primeiro computador electrônico e digital para a Segunda Guerra Mundial, a máquina foi amplamente utilizada pelas forças armadas americanas no cálculo de trajectórias de mísseis.
O ENIAC pesava mais de 30 toneladas e ocupava uma sala de mais de 100 m². A responsabilidade das mulheres era a de determinar, manualmente, as equações matemáticas usadas para o cálculo do movimento de projéteis.
- Grace Hopper
Grace Murray Hopper (1906-1992), foi uma oficial da marinha americana e importante analista de sistemas que contribuiu ativamente para a computação como conhecemos hoje. É a responsável pela criação da linguagem de programação Flow-Matic e que serviu de inspiração para o desenvolvimento de outra linguagem, o COBOL (Common Business Oriented Language) e é a responsável pelos termos bug e debug.
- Radia Joy Perlman
Conhecida como a “mãe da internet”, Radia é uma cientista da computação americana responsável pelo desenvolvimento do STP (Spanning Tree Protocol). O protocolo é parte importante do funcionamento das conexões que formam uma rede de equipamentos, um protocolo bastante utilizado nas enfrastruturas de redes ( principalmente em redes onde são utilizados equipamentos e tecnologias Cisco).
Radia actualmente trabalha na Intel e tem seu nome registrado em dezenas de patentes de outra grande empresa da computação.
A inserção de mulheres na área de tecnologia ainda é baixa. Os motivos variam desde o preconceito de alguns homens contra a presença de mulheres na área tecnológica, até questões culturais.
Há mais alguma mulher de destaque que devia constar nesta lista? Sugira nos comentários.