A Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços electrônicos na área de transporte privado urbano, através de um aplicativo que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional.
O continente africano é actualmente a principal prioridade da Uber, aplicação norte-americana de transportes está a expandir os seus serviços em África. Embora tem enfrentado várias contestações pelos fazedores de serviço de taxi tradicional.
A crescente utilização da Uber no mundo, abriu caminho para a África nos últimos anos, onde agora opera em 16 cidades de 8 países:
- Egipto: Cairo e Alexandria
- Quênia: Nairóbi e Mombassa
- Nigéria: Abuja e Lagos
- Marrocos: Casablanca
- África do Sul: Durban, Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth
- Gana: Acra e Kumasi
- Tanzânia: Dar Es Salaam
- Uganda: Kampala
A insuficiente rede de transportes e o grande número de desempregados, em especial entre a juventude, facilita a penetração da Uber em África. Entretanto, essa batalha ainda não está totalmente ganha. A concorrência e as especificidades dos usuários africanos estão a obrigar a companhia norte-americana a ajustar certos aspetos do seu modo de funcionamento.
A Uber oferece comodidade daqueles que precisam deste tipo de serviço, uma vez que os taxis estão com taxas mais caras a cada dia e com esta crise os usuários de taxi acabam optando por um sistema de transporte mais barato, em comparação com os taxis.
Angola já possui um mercado capaz de utilizar os serviços da Uber? Será que ainda não fazemos parte dos planos de expansão da Uber?